O Jogo Inverso : A circulação do vírus zika em macacos aumenta risco de futuros surtos humanos

Se a doença - zika - se estabelecer em macacos ou outros primatas selvagens, os animais podem servir como reservatórios para futuros surtos humanos

macacos-capuchin 




O vírus Zika circulando entre as pessoas no Brasil foi encontrado também infectando macacos-capuchin de estimação ( Sapajus libidinosus, mostrado na figura) e sagüis selvagens ( Callithrix jacchus ). Outros primatas também podem estar em risco de contrair o vírus. Os cientistas se preocupam com os animais que poderiam servir como um reservatório do vírus Zika para futuros surtos em humanos


Os cientistas geralmente se preocupam com a possibilidade de as doenças dos animais se espalharem para os seres humanos. Mas o "spillback" ( Jogo inverso) do vírus Zika em macacos na América do Sul poderia ser tão perigoso.

Em áreas onde as infecções por Zika são prevalentes entre os seres humanos e os mosquitos são abundantes, o vírus pode ser transmitido a primatas selvagens, disse a ecologista Barbara Han, em 6 de fevereiro, na reunião da American Society for Microbiology Biothreats . Se a doença se estabelecer em macacos ou outros primatas selvagens, os animais podem servir como reservatórios para futuros surtos humanos. Isso poderia tornar quase impossível livrar-se do vírus, disse Han, do Instituto Cary de Estudos de Ecossistemas em Millbrook, NY.

Han e seus colegas calcularam o risco de Zika entrar em populações de primatas da América do Sul usando critérios que incluem variedade de espécies, tamanho do corpo e dieta.

Dois estão em sua lista de espécies de risco -black-striped capuchin monkeys and common marmosets - foram encontrados por outros pesquisadores infectados com vírus Zika que correspondem à linhagem humana encontrada no Brasil. A descoberta indica que o spillback já começou. O macaco-prego-de-cara-branca (nome científico:Cebus capucinus),são de particular preocupação porque eles são muitas vezes mantidos como animais de estimação e usado para atrair turistas. "A possibilidade de contato próximo com seres humanos já está lá", disse Han.

Editado e traduzido
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS
https://www.sciencenews.org/article/zika-virus-spillback-primates-raises-risk-future-human-outbreaks
https://www.asm.org/index.php/biothreats-2017


O Jogo Inverso : A circulação do vírus zika em macacos aumenta risco de futuros surtos humanos

Rating: 5
out of 5

based on 1 reviews.

Comentários