2/27/2017

OMS publica lista de bactérias para as quais são necessários novos antibióticos

OMS - superbactérias

A OMS publicou hoje a sua primeira lista de "agentes patogênicos prioritários" resistentes aos antibióticos - um catálogo de 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça para a saúde humana.   


A lista foi elaborada com o objetivo de orientar e promover a pesquisa e o desenvolvimento ) de novos antibióticos, como parte dos esforços da OMS para enfrentar a crescente resistência global aos medicamentos antimicrobianos. 

A lista destaca, em particular, a ameaça de bactérias gram-negativas que são resistentes a múltiplos antibióticos. Essas bactérias têm habilidades embutidas para encontrar novas maneiras de resistir ao tratamento e podem passar ao longo do material genético que permite que outras bactérias se tornem resistentes aos fármacos também. 

"A resistência aos antibióticos está crescendo, e estamos ficando sem opções de tratamento, e se deixarmos as forças do mercado sozinhos, os novos antibióticos que precisamos mais urgentemente não serão desenvolvidos a tempo". 



A lista da OMS é dividida em três categorias de acordo com a urgência da necessidade de novos antibióticos: prioridade crítica, alta e média. 

O grupo mais crítico de todos inclui bactérias  resistentes a diversas drogas que representam uma ameaça particular em hospitais, casas de repouso e entre os pacientes cujos cuidados exigem dispositivos como ventiladores e cateteres de sangue. 

Incluem Acinetobacter , Pseudomonas e várias Enterobactérias (incluindo Klebsiella , E. coli , Serratia e Proteus ). Eles podem causar infecções graves e muitas vezes mortais, como infecções da corrente sanguínea e pneumonia. 


Essas bactérias tornaram-se resistentes a um grande número de antibióticos, incluindo carbapenems e cefalosporinas de terceira geração - os melhores antibióticos disponíveis para o tratamento de bactérias multi-resistentes. 

As segunda e terceira séries da lista - as categorias de prioridade alta e média - contêm outras bactérias cada vez mais resistentes aos medicamentos que causam doenças mais comuns como a gonorreia e a intoxicação alimentar causada por salmonelas .



EDITADO E TRADUZIDO
SE COPIAR É OBRIGATÓRIO CITAR O LINK DO BLOG AR NEWS
Fonte:
http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/bacteria-antibiotics-needed/en/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faça seu comentário