3/18/2017

Alerta da OMS :Cinco países sul-americanos registram casos de febre amarela

Neste ano, além do Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Suriname têm notificado casos de Febre Amarela.

Mosquitos Vetores

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou na quinta-feira (16) uma atualização de alerta epidemiológico sobre a febre amarela nas Américas. Neste ano, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Suriname e Brasil têm notificado casos da doença.

Atualmente, existe a possibilidade de o Brasil passar a ter também a transmissão urbana da febre amarela – ou seja, causada pelo Aedes aegypti – devido à confirmação de casos em humanos e macacos em áreas próximas a grandes aglomerados urbanos.

 No entanto, até o momento, não há evidências de que esse mosquito esteja envolvido na transmissão. Equipes da OPAS/OMS estão em diversas áreas afetadas para apoiar o Brasil na resposta ao surto.

No Equador, foi confirmado um caso de febre amarela em humano. No Suriname, também (em um holandês não vacinado). No Peru, foram três. Na Bolívia, foi registrado um caso em um turista que não havia se vacinado e com prova laboratorial de IgM (Imunoglobulina M) positivo, o que significa que o contato com o vírus causador da doença foi recente.


História Fonte:

https://nacoesunidas.org/
Confira o alerta epidemiológico completo (em espanhol ou inglês).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faça seu comentário