Molécula protege contra infecção por vírus Zika em modelos animais

colesterol e zika


Uma molécula produzida naturalmente pelo sistema imunológico protege os ratos e macacos contra a infecção pelo vírus Zika, descobriu uma equipe internacional de pesquisadores. Administrando a molécula, chamada 25-hydroxycholesterol ou 25HC, aos ratos em processo de gestação reduziu a infecção do vírus Zika no cérebro fetal e protegeu contra a microcefalia induzida por Zika. O trabalho foi apoiado em parte pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), um componente do National Institutes of Health.

Experiências anteriores sugeriram que o 25HC tem ampla atividade antiviral. No novo estudo, pesquisadores liderados por Genhong Cheng, da Universidade da Califórnia, Los Angeles, investigaram se o 25HC tem um efeito protetor contra o vírus Zika, para o qual não há medicamento antiviral licenciado ou vacina. Suas experiências iniciais de cultura celular indicaram que o 25HC pode bloquear p Zika vírus , incluindo dengue e vírus da febre amarela, de entrar em células. 

Os pesquisadores estabeleceram que o 25HC é protetor em modelos de macaco e rato de infecção por vírus Zika. Por exemplo, os ratinhos que receberam 25HC antes de serem infectados com o vírus Zika tinham níveis sanguíneos significativamente mais baixos do que os ratos que receberam um placebo. Os ratinhos tratados com 25HC tinham mais probabilidade de sobreviver à infecção por Zika, e os sobreviventes não tinham sintomas clínicos. Os macacos que receberam 25HC também tinham níveis reduzidos de vírus Zika no sangue e na urina e não desenvolveram febre em resposta à infecção. 

. O tratamento com 25HC diminuiu significativamente os níveis de vírus Zika no tecido fetal do cérebro do rato e reduziu significativamente a ocorrência e a gravidade dos defeitos de desenvolvimento, incluindo o tamanho pequeno do cérebro fetal. Os pesquisadores não observaram quaisquer efeitos adversos na gravidez ou no parto relacionados ao tratamento com 25HC.

Os autores concluem que o 25HC mostra promessa como um agente natural que pode combater uma ampla gama de vírus, incluindo o vírus Zika. Pesquisa pré-clínica adicional é necessária antes de investigar se o 25HC pode proteger com segurança os seres humanos contra a infecção pelo vírus Zika e defeitos congênitos associados.


Traduzido e Editado
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS
História Fonte:

ARTIGO 

C Li, YQ Deng, S Wang, F Ma et al. 25-Hydroxycholesterol protects host against Zika virus infection and its associated microcephaly in mouse model(link is external). Immunity DOI: 10.1016/j.immuni.2017.02.012 (2017).

Comentários

Anônimo disse…
Excelente pesquisa. Otávio