Mosca Glossina palpalis ( tsé-tsé), vetor da doença do sono

A mosca Glossina palpalis (conhecida como "mosca tsé-tsé"), vetor da doença do sono.

A doença do sono ou tripanossomíase africana (THA) é uma doença frequentemente fatal causada pelo parasita unicelular Trypanosoma brucei.



Agente Etiológico :O T. brucei é um parasita eucariota unicelular cujo gênero inclui ainda o T. cruzi, que causa a doença de Chagas.



Protozoários Hemoflagelados pertencentes ao complexo Trypanosoma brucei 

Duas subespécies que são morfologicamente indistinguíveis causam padrões de doença distintos em humanos: T. b. Gambiense causa a doença do sono da África Ocidental e o T. b. Rhodesiense que causa doença do sono Africano Oriental. (Um terceiro membro do complexo, T. b. Brucei , em condições normais não infecta seres humanos.
Ciclo: Trypanosoma brucei ,mosca tsé-tsé e homem


Ciclo de vida

O parasita existe na saliva das moscas Aniel e é injetado quando estas se alimentam de sangue humano. As moscas vivem cerca de 6 meses.



Durante uma refeição de sangue no hospedeiro mamífero, uma mosca tsé-tsé infectada (gênero Glossina ) injeta tripomastigotas metacíclicos no tecido da pele. Os parasitas entram no sistema linfático e passam para a corrente sanguínea 1. Dentro do hospedeiro, eles se transformam em tripomastigotas da corrente sanguínea 2. são transportados para outros locais em todo o corpo, atingem outros fluidos sanguíneos (por exemplo, linfa, fluido espinhal) e continuam a replicação por fissão binária 3. Todo o ciclo de vida dos tripanosomas africanos é representado por estádios extracelulares. A mosca tsé-tsé é infectada com tripomastigotas da corrente sanguínea quando toma uma refeição de sangue num hospedeiro mamífero infectado ( 4,5). No intestino médio da mosca, os parasitas se transformam em tripomastigotas procíclicos, multiplicam-se por fissão binária 6, deixam o intestino médio, 7 .E se transformam em epimastigotas . Os epimastigotas atingem as glândulas salivares da mosca e continuam a multiplicação por fissão binária 8. O ciclo na mosca leva aproximadamente 3 semanas. Os seres humanos são o reservatório principal para Trypanosoma brucei gambiense , mas esta espécie pode igualmente ser encontrada nos animais. Animais de caça selvagem são o reservatório principal de T. b. Rhodesiense .

Traduzido e Editado
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS
História Fonte:
https://www.cdc.gov/parasites/sleepingsickness/biology.html

Comentários