Nepal: Funcionários da saúde obstruem a vacinação contra a poliomielite em muitos distritos

Nepal

5 de março de 2017 - Em uma simples violação do direito constitucional do povo de acesso a serviços de saúde, profissionais de saúde no sábado dificultaram a campanha de vacinação contra a poliomielite do governo em muitos distritos. 


Milhares de crianças e seus pais foram forçados a retornar dos centros de vacinação em 15 distritos depois que os agentes de saúde boicotaram a campanha nacional de dois dias que começou no sábado. 


O Nepal não apresentou casos de poliomielite nos últimos seis anos e está prestes a anunciar a erradicação da doença incapacitante, um sucesso que ganhou elogios no Sul da Ásia. De acordo com funcionários da Divisão de Saúde Infantil (CHD), a campanha foi bem sucedida apenas em Kathmandu, Lalitpur e Kapivastu . Em outros distritos, os centros de vacinação foram capazes de atender crianças apenas parcialmente, disse Krishna Bahadur Chand, chefe da seção de imunização da divisão. 

O governo tinha programado a campanha de vacinação em 15 distritos - Kathmandu, Lalitpur e Bhaktapur e os distritos de Tarai, incluindo Kailali, Bardiya, Banke, Kapilvastu, Parsa, Bara, Rautahat, Mahottari, Dhanusha, Siraha, Saptari e Sunsari. A CHD visa vacinar mais de 1,6 milhão de crianças dos 15 distritos. 

"Isso é um crime", disse Badri Raj Pandey, presidente do Comitê Nacional de Certificação para a Erradicação da Pólio, um comitê de especialistas independentes. "É antiético. O pessoal de saúde envolvido em tais ações deve ser afastado imediatamente. "O número exato das crianças afetadas pelo protesto ainda não foi determinado. 


Profissionais de saúde estão em greve sobre a sua promoção e delegação por causa de uma disposição laxista na Lei de Serviços de Saúde-1997. Os líderes sindicais estão culpando os outros pela interrupção. 

"Este foi um erro absoluto. Queríamos implementar a disposição 9 (2) da Lei, mas outros sindicatos politizaram a questão ", disse Ramjee Ghimire da Nepal Health Professionals 'Association. 

"Eu tomarei medidas contra os profissionais de saúde que obstruirem a vacinação", disse o ministro da Saúde, Gagan Thapa.

"Todas as crianças que não receberam a vacina hoje receberão em suas casas no domingo e segunda-feira.Eu ainda exorto todos os profissionais de saúde para não obstruir a unidade." O ministro Thapa disse que muitas das demandas dos profissionais de saúde já foram aceitas.



Traduzido e Editado
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS

Fonte:
http://kathmandupost.ekantipur.com/news/2017-03-05/health-staff-obstruct-polio-vaccination-in-many-districts.html

Comentários