SINMED - AL : Sobre a Contribuição Sindical

SINMED DE ALAGOAS


Os diretores do Sindicato dos Médicos de Alagoas lembram que ao receberem o salário de fevereiro (pago agora em março), haverá o desconto referente a contribuição anual dos trabalhadores, previsto em lei federal (Art 149 da Constituição e CLT Art 592). 


Todo trabalhador tem o desconto feito automaticamente pelo governo, mas, mesmo quem é autônomo e não sindicalizado deve contribuir. O valor é distribuído pela própria CEF para sindicatos, federações, confederações e Ministério do Trabalho. O Sinmed costuma estipular o menor valor do país, comparando-se a outros sindicatos da categoria – R$ 220, este ano.



Essa contribuição, no entanto, não deve ser confundida com taxa de sindicalização, que é mensal e voluntária – o trabalhador faz a opção pela sindicalização. Os sindicatos são legítimos representantes da categoria junto aos empregadores. Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e ampliá-los. A contribuição sindical mensal serve para custeio do Sindicato, cujos diretores não são remunerados.


Fonte: Jornalista Fátima do SINMED- AL

Comentários