“Estamos absolutamente estupefatos. A epidemia de febre amarela nunca foi assim” Marcos Boulos

Mapa da Região Metropolitana de Campinas
  • “Estamos absolutamente estupefatos. A epidemia de febre amarela nunca foi assim”
  • “Neste ano, assistimos a uma queda de casos importante numa região e, em sequência, o aparecimento de epizootias em outros.”
  • “Os macacos seguem rotas próximas de cursos de água. São corredores conhecidos. Não esperávamos que eles saíssem dessa e região e fossem para outros lugares até então considerados insuspeitos.” 
  • “Não esperávamos agora. Mas chegou. Vamos ter de trabalhar com a situação atual sem, neste momento, buscar grandes explicações para isso.”
  • “Vamos começar a vacinação com a área rural próxima de Campinas e, com passar dos dias, chegar à área urbana.” 
  • “Estamos alertas. Acompanhando as epizootias. Se houver mais casos, em novos locais, vamos ampliando as regiões de vacinação.” Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo

“Estamos absolutamente estupefatos. A epidemia de febre amarela nunca foi assim”, afirmou o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, Marcos Boulos. Ele conta que, em ciclos anteriores, as epizootias (mortes de animais, primeiros sinais de que há um aumento da circulação do vírus), ocorriam em regiões limitadas. Essa fase era seguida por casos em humanos, mas num ciclo relativamente rápido, limitado. “Neste ano, assistimos a uma queda de casos importante numa região e, em sequência, o aparecimento de epizootias em outros.”

Boulos afirma não haver nenhuma explicação para isso. “Os macacos seguem rotas próximas de cursos de água. São corredores conhecidos. Não esperávamos que eles saíssem dessa e região e fossem para outros lugares até então considerados insuspeitos.” Além da área rural de Campinas (até agora considerada livre de risco para febre amarela), casos de macacos mortos foram identificados também próximo de Monte Alegre do Sul e Amparo. Nessas duas cidades, a vacinação já teve início.


Editado
Se copiar é obrigatório citar a fonte
Do original e o link do blog ALAGOAS REAL
História Fonte
http://istoe.com.br/apos-morte-de-macacos-campinas-decide-vacinar-populacao-contra-febre-amarela/


Item Reviewed: “Estamos absolutamente estupefatos. A epidemia de febre amarela nunca foi assim” Marcos Boulos
Rating: 4
Reviewed By: AR NEWS

Comentários