Febre Amarela - Alta taxa de Letalidade ( Mortalidade ) : o vírus se mantém por um curtíssimo tempo nos Macacos - PNH


PNH .haemagogus e aedes - Alta mortalidade


A Febre Amarela provoca uma alta mortalidade ( letalidade ) nos macacos, por isso as partículas virais se mantém por um curtíssimo tempo nos  primatas não humanos ( PNH )

Os macacos são altamente sensíveis ao vírus da febre amarela, especialmente os bugios ou guaribas (Alouatta) e os sagüis ou micos (Callithrix). Além disso, eles não têm acesso à vacina! A morte de macacos devido à doença serve como alerta aos órgãos de saúde sobre a necessidade de vacinação imediata da população humana. Ou seja, os macacos são vítimas do mesmo agente etiológico e ainda ajudam a sociedade se proteger, já que sua morte indica o risco da doença na região. Por isso, atuam como sentinelas da circulação do vírus da febre amarela.

 Os macacos NÃO são reservatórios da doença! Nos macacos, o vírus se mantem por um curtíssimo espaço de tempo. Assim como o homem, não são considerados hospedeiros do vírus, pois adoecem e morrem por conta dessa infecção. 

Os reservatórios do vírus e responsáveis por sua manutenção na natureza são os mosquitos silvestres, os quais, podem transmitir o vírus para novos hospedeiros durante toda a sua vida (cerce de 30 dias)!

Ainda não é completamente conhecido o mecanismo pelo qual a doença pode percorrer extensões geográficas tão vastas




Os mosquitos são vetores-reservatórios (transmissores do vírus) e, embora não seja cientificamente comprovado, pessoas não vacinadas e infectadas pelo vírus, poderiam, em tese, transportar o vírus por grandes distâncias e contribuir para essa disseminação.

Quando os humanos estão vacinados, não adoecem e também não contribuem para o deslocamento do vírus. Isto ressalta a importância da vacinação preventiva para os moradores e para aqueles que forem se deslocar até áreas afetadas e/ou de risco, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

No caso dos mosquitos, as fêmeas podem passar o vírus para sua prole ainda no ovo; ou seja, o mosquito pode já nascer com o vírus da febre amarela, sem a necessidade de picar um hospedeiro (pessoa ou animal) infectado para adquiri-lo.


Editado 
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
FONTE : Sociedade Brasileira de Primatologia




  Em consequência da Alta Mortalidade nos macacos ,o vírus da Febre Amarela se mantém por um curtíssimo tempo nos PNH -  2 de 5

Comentários