MG - LIRAa : 29 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto e 78 em situação de alerta

Aedes


O zika vírus é um arbovírus do gênero Flavivírus, família Flaviviridae.


 Até o momento, são conhecidas duas linhagens do vírus: uma africana e outra asiática. A febre por zika vírus é uma doença caracterizada pelo quadro clínico de febre, exantema maculopapular pruriginoso, hiperemia conjuntival não pruriginosa e não purulenta, artralgia, mialgia, cefaleia e dor nas costas e também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 




No ano de 2016, percebe-se um maior número de casos nos meses de fevereiro e março. 



Nas últimas quatro semanas epidemiológicas (05/03/2017 a 01/04/2017), nenhum município encontra-se com incidência acima de 300 casos prováveis por 100.000 habitantes, Nenhum município encontra-se com alta incidência de prováveis, ou seja, com mais de 300 casos por 100.000 habitantes, ou seja, em alta incidência. Destacam-se as regionais de saúde de Governador Valadares com três municípios com média incidência de casos (Aimorés, Tumiritinga e Resplendor) e a regional de saúde de Pedra Azul com o município de Medina também com média incidência de casos. Nenhum município encontra-se com alta incidência de prováveis, ou seja, com mais de 300 casos por 100.000 habitantes.


Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti - LIRAa



LIRAa é o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti. Permite a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Indices até 1% indicam condições satisfatórias, entre 1% e 3,9%, situação de alerta e índices superiores a 4%, risco de surto. Em Outubro de 2016, o LIRAa foi realizado em 137 municípios de Minas Gerais. Sete municípios apresentaram índices de infestação predial (IIP) superiores a 3,9%, ou seja, estavam em situação de risco para ocorrência de surto (Figura 08). Atualmente, 29 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto e 78 estão em situação de alerta



Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 10/04/2017)
MG - LIRAa : 29 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto e 78 estão em situação de alerta Rating: 6 out of 10

Comentários