Será que uma vacina eficaz contra a dengue poderia também proteger contra a febre amarela?

O consultor científico de Bio-Manguinhos Reinaldo de Menezes Martins,comentou que a vacina da febre amarela é de 1937, foi desenvolvida pela Fundação Rockefeller e aperfeiçoada pela Fiocruz, com grande participação do pesquisador Henrique Azevedo Pena.
vacina

De acordo com Reinaldo, a vacina tem alto poder protetor e é altamente eficaz para evitar casos e controlar epidemias. Além disso, em geral, somente uma dose imuniza por toda a vida. 


Uma questão trazida por ele e que, atualmente, está em debate foi: será que uma vacina eficaz contra a dengue poderia também proteger contra a febre amarela? Segundo Reinaldo, “esta é uma especulação que não é impossível!”. O pesquisador comentou também que está desenvolvemos um estudo para tentar identificar os fatores genéticos envolvidos nos eventos adversos graves à vacina da FA. “Esta pesquisa é de Biomanguinhos e da Universidade de Rockefeller e conta com o apoio do Ministério da Saúde. O estudo começará dentro de algumas semanas, no entanto, vale ressaltar que levamos três anos e seis meses para ter o estudo aprovado. Nosso objetivo é desenvolver um marcador biológico que possa identificar pessoas com risco elevado de eventos adversos graves. Para tanto, teremos um kit de diagnóstico que permitirá a identificação dessas pessoas, as quais terão uma contraindicação e não deverão receber a vacina”, explicou ele.

Reinaldo completou dizendo que: “o que se pode fazer hoje é aplicar a vacina com atenção às contraindicações, somente aplicar para quem precisa e não de maneira indiscriminada, e também manter uma boa assistência para a doença viscerotrópica, pois isso pode diminuir a mortalidade”. Confira:



A expansão da febre amarela Silvestre: desafios e perspectivas - Reinaldo de Menezes



 Editado  
Se copiar é obrigatório citar a fonte 
Do original e o link do blog ALAGOAS REAL 

Fonte: Informe ENSP é um boletim eletrônico diário da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) - Tel: (21) 2598-2428 - e-mail: informe@ensp.fiocruz.br



Será que uma vacina eficaz contra a dengue poderia também proteger contra a febre amarela? Reviewed by Mário Augusto on 26 Abril . A expansão da febre amarela Silvestre: desafios e perspectivas - Reinaldo de Menezes Martins " O pesquisador comentou também que está desenvolvemos um estudo para tentar identificar os fatores genéticos ", . Rating: 1,5

Comentários