Surto de Meningite - Nigéria : diferentes sorogrupos e novas espécies fatais


Niger é o maior estado da Nigéria, criado em 3 de fevereiro de 1976

Um total de 33 pessoas morreram de meningite no estado do Níger entre 116 casos suspeitos registrados, disse um funcionário da Agência de Notícias da Nigéria em 14/04/2017. 

O diretor executivo da Agência Estadual de Desenvolvimento de Atenção à Saúde Primária , Dr. Yahaya Na'uzo, disse que 9 pessoas morreram do tipo meningite meningocócica C enquanto as 24 restantes morreram do tipo (sorogrupos meningocócicos A e B) desde o surgimento da doença. Ele disse que a doença está sendo contida em Magama, Agwara, Rijau, Kontagora em áreas do governo local. Segundo ele, os casos suspeitos em Suleja e Paiko eram pessoas em trânsito por Sokoto. 

Ele explicou que após a 1ª fatalidade, o Estado iniciou uma campanha de sensibilização e conscientização para educar as pessoas sobre medidas preventivas. "Agora temos menos casos relatados por dia, porque as comunidades foram sensibilizadas para informar ao hospital mais próximo assim que suspeitarem de qualquer caso de meningite." As pessoas foram educadas para irem rapidamente ao hospital mais próximo se apresentarem sintomas como febre, vômitos e rigidez do pescoço.Com isso, mais pessoas têm vindo e a situação se estabilizou", disse ele. 

Ele disse que a vacinação iria começar imediatamente após o estado receber as vacinas contra meningite do tipo sorogrupo C das comunidades internacionais. Ele aconselhou as pessoas evitarem a automedicação .

Nau Zo também aconselhou as pessoas para deixarem sempre as janelas e portas abertas para garantir a ventilação em suas casas. Para evitar a propagação da doença, ele exortou as pessoas a lavar as mãos sempre. Ele disse que o pessoal de saúde foi implantado em áreas rurais para ajudar a conter a propagação.


Surto de Meningite - Nigéria: diferentes sorogrupos e novas espécies fatais -   Rating: 6 out of 10 -  Blog AR NEWS   

Comentários