Nigéria está lutando contra o pior surto de meningite C desde 2008,diz MSF



Zahardien Musa, um paciente com meningite de Sokoto, sendo internado no Hospital Especializado Muhammed Murtala de Sokoto, com seu pai

Milhares de homens, mulheres e crianças no norte da Nigéria foram afetados por um surto de meningite C, segundo as notícias, o maior no país nos últimos nove anos. Quase seis meses após os primeiros casos terem sido registrados no Estado de Zamfara, o Ministério da Saúde da Nigéria ainda está lutando para combater esta epidemia em sete estados . Médicos Sem Fronteiras tem apoiado as autoridades de saúde com vigilância e gestão de casos nas áreas mais afetadas desde fevereiro, quando o surto foi oficialmente declarado. No entanto, a lenta reação do país e uma escassez global de vacinas dificultaram a resposta.

Em 15 de Abril, MSF criou um centro de tratamento de 200 camas na cidade de Sokoto, seguido de uma instalação de 20 camas em Anka, Zamfara. Nesses locais, a Unidade de Resposta de Emergência da Nigéria (NERU) do MSF trabalha intensamente para fornecer cuidados médicos gratuitos e de alta qualidade e reduzir as taxas de mortalidade, tanto quanto possível.

Essas equipes tratam casos desafiadores em um ambiente difícil. "Alguns dias atrás, um menino de nove anos foi levado inconsciente e com meningite grave", lembra Caroline Riefthuis, uma enfermeira de MSF em Sokoto. "Ele recebeu tratamento por cinco dias e se recuperou, mas infelizmente descobrimos que ele havia se tornado surdo e cego - alguns dos efeitos colaterais de uma meningite grave".

Este pequeno menino é um dos 614 pacientes tratados no Hospital Sokoto Mutalah Mohamad desde abril, quando MSF assumiu a gestão do centro do Ministério da Saúde devido à falta de suprimentos e pessoal qualificado para executá-lo. No Hospital Geral de Anka, 137 pacientes foram admitidos desde o início do surto. A maioria tem entre cinco e 20 anos.

Traduzido e editado
Se copiar é obrigatório citar a fonte
original e o link do blog ALAGOAS REAL

Fonte
http://www.msf.org/en/article/nigeria-fighting-worst-meningitis-c-outbreak-2008


Nigéria está lutando contra o pior surto de meningite C desde 2008,diz MSF Rating: 5 out of 2 based on 2 rating.

Comentários