Os riscos do sushi : português internado devido a uma infecção provocada por um parasita


Publicado no British Medical Journal, este estudo realizado por investigadores portugueses dos Departamentos de Gastroenterologia do Hospital Egas Moniz e do Hospital da Luz, ambos em Lisboa, revela o caso de um homem de 32 anos que foi internado com fortes dores abdominais, vómitos e febre.


Parasita anisakis alojado no intestino de um paciente após este ter comido sushi.

Após vários exames, incluindo uma endoscopia, os médicos conseguiram detectar a origem do problema. Tratava-se um parasita conhecido por anisakis que se encontrava alojado no intestino do paciente.


O homem disse aos médicos que tinha comido sushi há cerca de uma semana.


O peixe cru, típico do prato tradicional japonês, terá sido assim, a origem do parasita que provoca uma doença conhecida como anisakiasis.


Após a remoção do parasita, o homem deixou de ter quaisquer sintomas do problema, refere a investigadora que liderou o estudo, Joana Carmo, em declarações à CNN.



“A anisakis pode infectar salmão, arenque, bacalhau, cavala, lulas, alabote e anchova vermelha”, explica a investigadora, notando que “há algumas décadas, os médicos não conheciam esta infecção”.

O parasita tem sido, sobretudo, detectado no Japão, onde o consumo de peixe cru é mais recorrente. Mas “devido às mudanças nos hábitos alimentares, a anisakiasis é uma doença em crescimento nos países ocidentais”, apontam os investigadores no estudo.

“Os pacientes podem ter sintomas alérgicos, como angioma [inchaço na boca], urticária e anafilaxia”, frisam ainda, notando que “os sintomas gastrointestinais incluem dores abdominais, náusea e vômitos, e complicações como sangramento digestivo, obstrução intestinal, perfuração e também pode ocorrer peritonite”, além de febre.

Os parasitas podem chegar aos 15 metros de comprimento e, nalguns casos, podem ficar sem detectar durante muito tempo ou até viver durante anos, dentro do organismo de uma pessoa.

https://zap.aeiou.pt/caso-portugues-internado-parasita-alerta-os-riscos-do-sushi-159163


Os riscos do sushi : português internado devido a uma infecção provocada por um parasita do peixe Reviewed by Mário Augusto on 13 maio . Os riscos do sushi Parasita anisakis alojado no intestino de um paciente após este ter comido sushi. . Rating: 1,5

Comentários