Lewandowski encaminhou para a Justiça Federal ação contra Michel Temer

RICHARD MANSO
Richard Wagner Manso

Lewandowski envia ação popular contra Temer para 1ª instância
Ministro do STF encaminhou para a Justiça Federal do Distrito Federal um pedido de abertura de ação contra o presidente e o empresário Joesley Batista


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski encaminhou para a Justiça Federal do Distrito Federal um pedido de abertura de ação popular contra o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS, segundo informações do Globo.


O autor da ação, chamado Richard Wagner Manso, solicita uma liminar para o afastamento de Temer do cargo, e que o peemedebista e Joesley devolvam recursos desviados dos cofres públicos.


O juiz que ficar responsável pela ação não poderá, porém, decidir sobre o afastamento do presidente, apenas sobre o ressarcimento.


A Constituição estabelece somente duas possibilidades para o afastamento do presidente da República: recebimento de denúncia por crime comum, o que acontece no Supremo, ou quando responde por crime de responsabilidade, uma prerrogativa do Senado. Em ambos os casos, é obrigatório inicialmente o aval de dois terços dos deputados — 342 dos 513.

FONTE-BAHIA.BA

Comentários