Mortal Tilapia Lake Virus (TiLV) foi confirmado em cinco países

lago Vitória ou Victoria Nyanza
O lago Vitória ou Victoria Nyanza é um dos Grandes Lagos Africanos

NAIROBI, 1 de junho (Xinhua) - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) assegurou na quinta-feira que a tilápia do lago Vitória é segura para consumo em meio a uma doença altamente contagiosa entre as espécies de peixes cultivados e selvagens.

O coordenador da FAO para o Quênia, Gabriel Rugalema, disse que os estoques naturais de peixes tilápia no lago Vitória têm resistência suficiente para sobreviver ao vírus.


"O vírus só afeta a tilápia cultivada ,onde é espalhado por pássaros que voam de uma lagoa para outra", disse Rugalema à Xinhua em Nairobi.


Suas observações vieram em meio ao relatório de que uma doença mortal de peixes conhecida como Tilapia Lake Virus (TiLV) foi confirmada em cinco países em três continentes, representando uma grande ameaça para a segurança alimentar e a nutrição global.

Os países são Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia. A FAO disse que, embora não seja um risco para a saúde humana, o TiLV pode arruinar populações de tilápias infectadas, o peixe mais importante do mundo para consumo humano.

Rugalema disse que o passarinho nas lagoas dos fazendeiros também é capaz de espalhar o vírus . "Não há necessidade de entrar em pânico, uma vez que a tilápia do Quênia do Lago Victoria está livre do vírus", acrescentou.

O alerta da FAO adverte todos os países produtores de tilápia a estarem atentos aos protocolos de código de saúde animal aquático da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ao negociar a variedade de peixe.

Rugalema disse que os especialistas da FAO estão alertas e estão monitorando a situação em colaboração com os governos e ajudarão os países membros a lidar com o vírus.

"Eles devem iniciar um programa de vigilância ativo para determinar a presença ou ausência de TiLV, a extensão geográfica da infecção e identificar fatores de risco que possam ajudar a conter", advertiu.

Atualmente, a vigilância TiLV ativa está sendo realizada na China, Índia, Indonésia e está prevista para começar nas Filipinas.

A Tilápia é o pilar das comunidades que vivem ao redor do Lago Vitória, na África Oriental, onde a maioria se baseia nela como uma iguaria, enquanto outros ganham a vida através do comércio.

As tilapias são a segunda espécie de aquicultura mais importante em termos de volume, fornecendo alimentos, empregos e ganhos domésticos e de exportação para milhões de pessoas, incluindo muitos pequenos proprietários.

O seu preço acessível, a dieta onívora, a tolerância aos métodos de cultivo de alta densidade e, geralmente, a forte resistência à doença, os torna uma importante fonte de proteínas, especialmente nos países em desenvolvimento e para os consumidores mais pobres.

EDITADO E TRADUZIDO
SE COPIAR É OBRIGATÒRIO CITAR O LINK DO BLOG AR NEWS
Fonte: Xinhua | 2017-06-01 20:50:01 | Editor: Ying


Mário Augusto rated 2 out of 5 based on 2 Clients Public reviews. Visit Post Blog AR NEWS .

Comentários