Lesões da mucosa gastroduodenal e H. Pylori em pacientes com doença hepática crônica

Universitário Professor Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes ( HU) UFAL, Maceió, AL




Associação entre lesões da mucosa gastroduodenal e Helicobacter Pylori em pacientes com doença hepática crônica

Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska; Laércio Tenório Ribeiro; Jackellyne Santos Monteiro; Bruno Pontes de Miranda Vidal; Roberta Maria Pereira Albuquerque de Melo; Cláudio Torres Miranda



Departamento de Clínica Médica/Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL



RESUMO

CONTEXTO: A relação entre a infecção por Helicobacter pylori e lesões da mucosa gastroduodenal em pacientes com doença hepática crônica permanece controversa. 
OBJETIVO: Avaliar a presença de lesões da mucosa gastroduodenal e sua relação com Helicobacter pylori em pacientes com doença hepática crônica. 
MÉTODOS: Estudaram-se 46 pacientes e 27 controles com dispepsia funcional, submetidos a endoscopia digestiva alta. Foram consideradas lesões da mucosa gastroduodenal a gastropatia da hipertensão portal, erosão e úlcera péptica. O Helicobacter pylori foi detectado através de duas amostras de biopsia do antro e do corpo gástrico, pelo método de Giemsa. 
RESULTADOS: As lesões da mucosa gastroduodenal foram identificadas em 38 (82,6%) pacientes com doença hepática crônica, significantemente mais frequente que nos controles (P = 0,02). A presença de Helicobacter pylorifoi observada em 13 (28,2%) dos pacientes com doença hepática e em 17 (62,9%) dos controles. A estimativa de risco mostrou interação significante entre lesão da mucosa e doença hepática crônica (P = 0,04; OR 5,1 IC 95%, 1,6-17,3). Quando associada à presença do Helicobacter pylori, o risco foi mais elevado na ausência da bactéria (P= 0,005; OR 13,0 IC 95%, 1,4-327,9). 
CONCLUSÃO: Pacientes com doença hepática crônica mostram risco aumentado de desenvolver lesões da mucosa gastroduodenal, independente da presença de Helicobacter pylori.

Descritores: Infecções por helicobacter. Mucosa gástrica. Hepatopatias.

ARTIGO ORIGINAL- ORIGINAL ARTICLE

Comentários