História de doenças transmitidas por mosquitos nos Estados Unidos e implicações para novos patógenos

cdc
CDC

História de doenças transmitidas por mosquitos nos Estados Unidos e implicações para novos patógenos



CDC-Max J. Moreno-Madriñán and Michael Turell
Author affiliations: Fairbanks School of Public Health, Indiana University–Purdue University Indianapolis, Indianapolis, Indiana, USA (M.J. Moreno-Madriñán); VectorID LLC, Frederick, Maryland, USA (M. Turell)

Resumo:

A introdução e propagação do vírus do Nilo Ocidental e a recente introdução dos vírus chikungunya e Zika nas Américas levantaram a preocupação sobre o potencial de vários patógenos tropicais se fixarem na América do Norte. Uma análise histórica das incidências de febre amarela e malária nos Estados Unidos sugere que não é apenas um clima temperado que impede que esses patógenos se estabeleçam. 

Em vez disso, as mudanças sociais e econômicas são os fatores mais prováveis que explicam o desaparecimento desses patógenos dos Estados Unidos, mas que continuam sendo um problema em áreas tropicais. Em contraste com esses patógenos antroponóticos que requerem humanos em seu ciclo de transmissão, os patógenos zoonóticos são apenas levemente afetados por fatores socioeconômicos, razão pela qual o vírus do Nilo Ocidental se estabeleceu na América do Norte. 

À luz da crescente globalização, precisamos nos preocupar com a introdução de agentes patogênicos como a febre do Vale do Rift, a encefalite japonesa e os vírus da encefalite equina.

Artigo completo aqui

Comentários

Recentes