Aumento de surtos de vírus da Febre amarela em áreas urbanas na orla do oceano Atlântico.


Oceano Atlântico
Oceano Atlântico

O vírus da febre amarela é agora endêmico em muitas partes tropicais da África e da América Latina e agora surgiu à porta de áreas urbanas na orla do oceano Atlântico.

Como exemplo,citamos a Nigéria , localizada no leste do Atlântico,que vem atualmente combatendo um surto de febre amarela com 45 mortes desde janeiro de 2016.


Do outro lado do oceano Atlântico, o Brasil é confrontado com um surto desta doença transmitida por mosquitos, relatando mais de 2000 casos desde 2016.

"O atual risco de epidemia na Nigéria e no Brasil não é apenas um risco para as pessoas nesses países grandes, mas para todo o mundo", diz o Dr. Laurence Cibrelus , da unidade de patógenos de alta ameaça da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra. .

"Precisamos pensar globalmente."

“As recentes epidemias de dengue e zika na região da Ásia-Pacífico indicam o risco potencial de disseminação da febre amarela nos países do Pacífico asiático”, diz o Dr. Cibrelus.

Também observou que todos os 3 vírus são transmitidos aos humanos pelo mosquito Aedes aegypti.


Durante maio de 2018, um estudo publicado no Boletim da OMS destacou o potencial do vírus da febre amarela para se espalhar na Ásia, onde 2 bilhões de pessoas vivem sem imunidade ao vírus, com consequências potencialmente catastróficas.

Em uma reunião em abril de 2018, a OMS, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Gavi reafirmaram seu compromisso com a estratégia global para eliminar as epidemias de febre amarela .

A estratégia inclui agora uma iniciativa para vacinar 1,4 mil milhões de pessoas em 40 países até 2026.


Dos 40 países abrangidos pela estratégia , 16 já implementaram campanhas preventivas de vacinação em massa e 35 incluem a febre amarela nos seus programas de vacinação de rotina.

Estes programas de imunização são um componente central da estratégia porque uma dose única da vacina contra a febre amarela confere proteção ao longo da vida.

https://www.precisionvaccinations.com/eliminate-yellow-fever-epidemics-eye-strategy-intends-vaccinate-14-billion-people-40-countries-2026

Comentários

Recentes