{ads}

FILA DA MORTE NO HGE DE MACEIÓ

Leia outros artigos :

Sexta-feira 11 de dezembro de 2009,corredor lateral da área azul, no HGE de Maceió
Pacientes no chão

Na semana passada, teve dia com fila de 22 pacientes graves aguardando a vez de entrar no centro cirúrgico do Hospital Geral do Estado (HGE), aquela “coisa de país desenvolvido” que aparece na propaganda que o governo paga na televisão. A solução encontrada pela diretoria, diante da falta de estrutura para atender todos eles, foi colocar alguns em ambulâncias (as “cidadãs” e as do Samu) e mandar para Arapiraca.

Isso mesmo: maior emergência pública de Alagoas, situada na Capital, mandando paciente que precisava de cirurgia, para ser operado na Unidade de Emergência do Agreste. Segundo denúncia de médicos plantonistas do HGE, em alguns desses casos a transferência só serviu para mudar o lugar de óbito do paciente: de Maceió para Arapiraca.

As mortes por absoluta falta de assistência – ou por não ter médico disponível para atender ou por falta de estrutura material – continuam se multiplicando no HGE, todos os dias. É lamentável que a população não reaja e não cobre do governo respeito à vida das pessoas. Essa passividade faz com que os gestores sigam tripudiando da miséria dos usuários dos serviços de saúde do Estado. Tripudiam tanto, que na quinta-feira anunciaram a construção de um novo hospital na parte alta da cidade.

Pois é: às vésperas de um ano eleitoral, depois de três anos ignorando os médicos e as necessidades de saúde da população, o governo anunciou que vai construir um hospital no Tabuleiro.

Esse anúncio merece tanto crédito quanto a promessa que foi feita aos médicos, na campanha passada, de que, se fosse eleito, em seu governo Téo Vilela iria rever e estabelecer um padrão remuneratório digno para os médicos da rede estadual de saúde, além de dar à categoria condições dignas de trabalho. Passados três anos, o Sinmed mal conseguiu ter uma reunião com o governador. PCCS e condições dignas de trabalho, então, nem pensar.

Fonte: Sinmed-Al





Links Utéis:

Conselho Federal de Medicina

Ministério Público Federal

Departamento de Polícia Federal

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Mais Artigos sobre o HGE de Alagoas nos Links abaixo:

Link 1
Link 2
Link 3
Link 4

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.