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Spdm, Associação Paulista Para Desenvolvimento da Medicina (UNIFESP),foi eleita pela revista exame na classificação de serviços a 5ª melhor do país




Spdm Associação Paulista Para Desenvolvimento da Medicina
Nome: Spdm
Setor: Serviços
Endereço: Rua Napoleão de Barros, 715 - 1ºandar, CEP: 04024-002
Cidade: São Paulo-SP
Telefone: 115576-4037/4038
Home Page: www.unifesp.br/spdm/hsp/
CNPJ: 61.699.567/0001-92
Principal Executivo: Prof. Dr. Flávio faloppa
Tipo: Privada
Controle: Brasileiro

Melhores Empresas do Setor de Serviços em 2008

1 Visanet
2 Redecard
3 Copasa
4 Casa da Moeda
5 Spdm
6 Sabesp
7 Amil
8 Serasa
9 E.C.T.
10 Hospital Albert Einstein



LINK PARA A REVISTA EXAME






O que realiza a SPDM da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO :

ESF - ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

A efetiva implementação das diretrizes do SUS, se configura como uma ampla possibilidade de mudanças na forma como os serviços e as práticas de saúde se organizam, redirecionando as ações baseadas no paradigma da vigilância da saúde e na ampliação da cidadania. É nesse aspecto que a Estratégia Saúde da Família (PSF) ganha relevância, sendo conhecida como eixo estruturante para reorganização da Atenção Básica, com repercussões reordenadoras para todo o Sistema de Saúde, por intermédio das Equipes de Saúde, compostas por profissionais com conhecimentos técnicos como médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista, técnico de higiene dental e auxiliar de consultório dentário, aliados às atividades deste modelo multidisciplinar.

PRONTO SOCORRO E CENTRO DE ESPECIALIDADES

Estabelecer bases para apoio técnico no planejamento e desenvolvimento das ações em saúde, colocando à disposição recursos humanos para o bom pronto-atendimento da população

AMA - ASSISTÊNCIA MÉDICA AMBULATORIAL

Este modelo de assistência visa a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde, então as unidades se responsabilizam pelo atendimento não agendado de pacientes portadores de patologias de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica e pediatria e apoiado por uma equipe técnica assistencial. Os pacientes após o atendimento são encaminhados para a Unidade Básica de Saúde de referência do seu território, viabilizando a continuidade do tratamento iniciado.

APRENDENDO COM SAÚDE

Projeto de atendimento é apoiado na organização de equipes multidisciplinares de saúde volante, para atendimento espontâneo e periódico às crianças e adolescentes matriculados na rede escolar municipal, mantendo o pediatra para o primeiro atendimento e sempre que detectados agravos à saúde são realizados os encaminhamentos para as especialidades com a indicação médica específica.

CAPS - CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL

Estratégia de orientação de Atenção à Saúde Mental do SUS, destinada a acolher os pacientes com transtornos mentais e de dependência química, estimulando sua integridade social e familiar apoiando em suas iniciativas a busca de autonomia, além de oferecer-lhes atendimento médico e terapêutico.

SAÚDE NO ESPORTE

Visa à assistência médica relacionada à prática esportiva dos atletas e usuários do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa que também apóia o projeto Rede Clube - Escola que é a oportunidade de desenvolvimento integral dos usuários dos Clubes Escolas visando à melhoria da qualidade de vida, e diminuição das co-morbidades. O projeto Quiosque da Saúde é o acompanhamento médico preventivo de acordo com os protocolos da Medicina Esportiva aos usuários do Parque do Ibirapuera visando à prática esportiva.



Alguns Hospitais Administrados pela SPDM - Hospital São Paulo, Hospital Vila Maria, Hospital Pirajussara ,Hospital Diadema ,Serviço de Pronto Socorro do Complexo Hospitalar Hospital São Paulo - HSP etc


Hospitais Afiliados

A Superintendência dos Hospitais Afiliados, ligada à SPDM, surgiu com o objetivo de centralizar e profissionalizar a gestão e a visão corporativa dos cinco hospitais hoje administrados pela SPDM por meio de convênios com o Governo do Estado de São Paulo e prefeituras municipais.Para executar essa tarefa, foram definidos e implementados no período analisado neste relatório alguns pontos estratégicos, com o objetivo de uniformizar a administração. Entre eles estão a criação de sistemas de informações gerenciais, custos hospitalares, qualidade hospitalar, padronização de procedimentos administrativos e técnicos, como assistência social, farmacêutica, enfermagem e nutrição.O Sistema de Informações Gerenciais permite a criação de indicadores para acompanhar cada instituição. Os sistemas de procedimentos administrativos são divididos em três partes: gerenciamento de suprimentos, de RH e de manutenção.A Superintendência dos Hospitais Afiliados administra cinco instituições conveniadas com a SPDM. Duas delas seguem o modelo de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e as chamadas Organizações Sociais de Saúde (OS): o Hospital Geral de Pirajussara e o Hospital Estadual de Diadema, que estão entre os 20 hospitais do país certificados pela Organização Nacional de Acreditação.

Hospital Geral de Pirajussara

O hospital, inaugurado em 1998 e montado de acordo com o padrão SPDM, é o mais produtivo de todas as organizações estaduais com atendimento 100% SUS. Realiza procedimentos de alta complexidade, como cirurgia cardíaca e oftálmica. O atendimento ambulatorial da instituição chega a 15 mil pessoas por mês. Possui, desde 2003, o certificado de Acreditação Hospitalar em Nível 1.Entre julho de 2003 e junho de 2004, foram criadas e mantidas comissões de Qualidade Neonatal, Terapia Nutricional, Farmacovigilância, Formulário Terapêutico, Hemoterapia e Hemovigilância, Intra-Hospitalar de Transplante, Epidemiologia Hospitalar, Revisão de Prontuário e Óbito, Tecnovigilância, Comissão de Qualidade e Colegiado de Centro Cirúrgico, entre outras.No campo da responsabilidade social e integração com a comunidade, o hospital desenvolve projetos, dentre outros, o de Reforço Escolar para cerca de 50 crianças carentes, de 4 a 13 anos de idade, moradoras de uma comunidade próxima. Além de melhorar seu desempenho escolar, oobjetivo é afastá-las de potenciais situações de risco social.Um dos pioneiros na introdução do conceito de humanização do atendimento, o Hospital Pirajussara mantém diversas ações voltadas à melhor integração entre os profissionais de saúde e os pacientes, estes últimos desfrutando de uma série de iniciativas que têm como meta tornar menos estressante sua estadia no hospital, uma Brinquedoteca, por exemplo, permite que um trabalho lúdico e de apoio à reabilitação dos pacientes pediátricos seja realizado na sala de recreação ou no próprio leito. Duas professoras também ficam disponíveis diariamente, das 8h às 17h, na enfermaria pediátrica, para oferecer acompanhamento pedagógico e amenizar a defasagem escolar durante o período de internação, dentro do projeto”A Escola Vai ao Hospital”. Ainda visando a melhoria das condições de acolhimento e permanência do paciente e seus familiares, o projeto Mãe Participante permite que a criança internada tenha um acompanhante 24 horas, que tem direito a alimentação e instalações para higiene e descanso.


Hospital Estadual de Diadema

Inaugurado em 2000, este hospital segue o mesmo modelo administrativo do Pirajussara. Também realiza procedimentos de alta complexidade e chega a atender 11 mil pessoas por mês no ambulatório. Em julho de 2003, obteve a Acreditação Hospitalar Nível 1, mantida após reavaliação em maio de 2004.Entre julho de 2003 e junho de 2004, assim como ocorreu no Hospital Pirajussara, foram criadas e mantidas comissões de Qualidade Neonatal, Terapia Nutricional, Farmacovigilância, Formulário Terapêutico, Hemoterapia e Hemovigilância, Intra-Hospitalar de Transplante, Epidemiologia Hospitalar, Revisão de Prontuário e Óbito, Tecnovigilância, Comissão de Qualidade e Colegiado de Centro Cirúrgico, entre outras.Nessas duas OS existem trabalhos desenvolvidos com a comunidade e voltados para a integração, como aulas de música, balé e outras manifestações artísticas, horta comunitária, aulas de corte e costura, além de ações desenvolvidas para atender o servidor público que trabalha nas instituições e melhorar a qualidade de vida do funcionário. Os cursos oferecidos atendem não só aos moradores da região como também aos pacientes internados nas enfermarias de Pediatria e Clínica Médica.


Hospital de Vila Maria

Primeiro hospital conveniado com a SPDM, em uma parceria iniciada em 1994 com a Prefeitura de São Paulo, o Hospital Municipal Vereador José Storopolli está localizado no bairro de Vila Maria, na zona Norte da capital paulista. Hospital de baixa complexidade, hoje funciona também como importante espaço para o ensino aos alunos de Graduação da UNIFESP. A administração da SPDM vem agregando conhecimento técnico e gerencial que tem melhorado a produção e a qualidade do atendimento.No período analisado neste relatório, o hospital realizou inúmeros projetos, com destaque para mutirões de cirurgias de esterilização masculina; ativação do sistema de referência/contra-referência com unidades do SUS; agendamento de primeiras consultas e pequenas cirurgias ambulatoriais (cerca de 50 por mês); implantação do atendimento a vítimas de acidente de trabalho na região; diagnóstico e tratamento precoce de tuberculose, dengue e leptospirose; aumento da identificação das doenças de notificação compulsória; aprimoramento dos cursos de extensão universitária das áreas de Medicina e Enfermagem, reciclando os funcionários da rede local de saúde; criação de comissões abordando terapia nutricional e exames anatomopatológicos; criação de projetos para detecção de cepas prevalentes do agente etiológico da leptospirose, entre outros.Na área da redução de custos, os destaques foram a queda de 27% no consumo de cópias/impressos e de 6,2% nas despesas com energia elétrica no segundo semestre de 2003, além da economia de 25,8% com as compras consolidadas de medicamentos. No primeiro semestre de 2004, este mesmo item teve nova redução de 5,2%.


Hospital de Cotia

O Hospital Dr. Odair Pedroso foi reaberto em 2001, depois da assinatura de convênio entre a Prefeitura da cidade, o Governo do Estado e a SPDM, que implantou o sistema de gerenciamento e administra a instituição. Hospital de média complexidade, hoje atende não só à população do município de Cotia, mas também de cidades vizinhas como Vargem Grande Paulista e outras. Ações de modernização gerencial, assistencial e qualidade de atendimento são características da SPDM que foram implantadas na administração.A ênfase no período avaliado foi a busca da qualidade total. Pontos fortes e fracos foram identificados, sugestões e críticas foram apresentadas e houve a implantação interna de novos conceitos, como os de cliente (comunidade, paciente etc), fornecedor e do atendimento enquanto produto, introduzindo formas de organização em células de trabalho ou núcleos de gestão, transformando o responsável pelo atendimento também em gestor dos aspectos de organização, integração e limpeza. Foram estabelecidos processos de gestão de recursos materiais, RH e análise de informações e desempenho.Os medicamentos passaram a sofrer controle de aplicação mais rigoroso e hoje são distribuídos pelo sistema de dose unitária, enquanto os materiais obedecem a parâmetros de cotas de consumo, com avaliações trimestrais. O hospital atingiu a meta de 11.500 horas médicas trabalhadas, otimizando as atividades sem prejuízo ao atendimento. Possui 70 contratos de prestação de serviços e ainda ministra cursos técnicos nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Patologia Clínica em uma escola local. Mantém ainda, entre outros, o projeto Mãe Canguru.


Hospital de Salto

O Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat, no município de Salto, é gerido desde 2002 pela SPDM através de um convênio com a Prefeitura da cidade. É um hospital de baixa complexidade, que atende às necessidades básicas de saúde da população do município. A nova administração está trabalhando para corrigir o desequilíbrio financeiro, aplicar recursos em treinamento e reciclagem do pessoal e renovar o parque tecnológico, investindo em manutenção e em novas aquisições.Desde a chegada da SPDM, já foram promovidas alterações no processo administrativo e no modelo assistencial. Foram criados segmentos de apoio como RH, tesouraria, compras, contabilidade e suprimentos, o que deve agilizar a racionalização dos recursos. A área física do hospital também sofreu alterações para oferecer à população mais conforto, segurança e funcionalidade.No campo da humanização do atendimento, foram adotadas algumas medicas como colocar um médico plantonista nas especialidades básicas, aumentar o número do pessoal de enfermagem e criar um Serviço de Atendimento ao Cliente.No período em análise, as atividades foram sensivelmente afetadas pelo fato de a Prefeitura não conseguir normalizar os pagamentos previstos em contrato, o que obrigou o hospital a concentrar atenção na tarefa de assegurar o atendimento à população, racionalizando os custos. Mesmo diante da dificuldade em honrar compromissos com fornecedores, foi possível garantir o pagamento de encargos e salários rigorosamente em dia, além de manter o abastecimento do hospital em níveis razoavelmente seguros.Apesar desse quadro, foi registrado avanço em diferentes indicadores, com melhora significativa no perfil de morbidade e mortalidade institucional, refletindo positivamente sobre os índices de saúde do município. Os números referentes a taxa de ocupação e atendimentos no pronto socorro permaneceram estáveis, enquanto houve diminuição da média de permanência dos pacientes e da taxa de infecção hospitalar. O hospital atingiu índice zero de óbito materno-fetal e foi reconhecido, ainda, com o recebimento da certificação pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas.Medidas de contenção de despesas e de gerenciamento eletrônico de custos permitiram a manutenção das atividades regulares, mesmo sem contar com a reposição inflacionária do período. Foram obtidos recursos que ainda possibilitaram investimentos de cerca de R$ 100 mil em equipamentos e de R$ 37 mil na recuperação do parque tecnológico.


Programa Saúde da Família (PSF)

Entre julho de 2003 e junho de 2004, o programa manteve e gerenciou 68 equipes no município de São Paulo, 15 em Diadema, 52 em Mauá e 18 em Barueri, totalizando o gerenciamento de aproximadamente 2 mil pessoas.A cidade de Barueri ingressou no programa em outubro de 2003 e hoje recebe os benefícios do atendimento por parte de 12 equipes de Saúde da Família e 6 de Saúde Bucal.Entre as metas do programa está o fortalecimento da equipe para garantir maior eficiência na gestão dos convênios existentes e futuros. Outra preocupação permanente é buscar maior alinhamento com a demanda local, seja do município ou de uma comunidade específica.Aperfeiçoar o relacionamento com os municípios conveniados e prospectar novos parceiros são algumas das prioridades do Programa Saúde da Família. A identificação das necessidades técnicas na área da saúde ou gerenciamento de pessoas possibilitará maior eficácia na tomada de decisões, agilidade na composição ou reposição de equipes, otimização dos recursos financeiros na gestão dos convênios e melhor atendimento à população coberta pelo PSF, que evoluiu de 540 mil pessoas no segundo semestre de 2003 para quase 670 mil habitantes nos primeiros seis meses de 2004.

Centro de Saúde da Vila Mariana

O Centro de Saúde Dr. Lívio Amato é uma unidade de grande porte localizada no bairro paulistano de Vila Mariana e opera por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a UNIFESP/SPDM, recebendo alunos de Graduação da UNIFESP em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia,No período avaliado pelo presente relatório, foram criadas comissões para analisar questões ligadas à Ética Médica e também a Prontuários. Está em elaboração um plano de gerenciamento da unidade.

COLSAN

Atuando na área de hemoterapia, promovendo a captação de doadores, coleta, análise e distribuindo hemocomponentes, a COLSAN – Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue é uma entidade civil, sem fins lucrativos que foi fundada em agosto de 1959 para prestar serviços à comunidade. A COLSAN foi pioneira no incentivo à doação voluntária de sangue e é reconhecida de Utilidade Pública.Em agosto de 1999 a COLSAN foi incorporada à UNIFESP, passando os chefes de Departamento da universidade a fazer parte do Conselho Administrativo e seu Reitor passando a Diretor Presidente da Sociedade. Por deliberação do Conselho Universitário, a COLSAN é considerada estrutura suplementar na área de hemoterapia.Na atual gestão da UNIFESP, a COLSAN inaugurou sua sede própria com 1.600m2 em Jundiaí e obteve a certificação ISO 9001 com grandes avanços nas rotinas de trabalho e nos sistemas de avaliação e controle. Além disso, a COLSAN ampliou as unidades sob seu gerenciamento com a implantação do Hemocentro Regional do ABC.

Para mais informações acesse o relatório completo

Em uma próxima postagem abordaremos o tema "Inexigibilidade de Licitação" Inexigibilidade de licitação se refere aos casos em que o administrador não tem a faculdade para licitar, em virtude de não haver competição ao objeto a ser contratado, condição imprescindível para um procedimento licitatório.

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