{ads}

Leptospirose :Lixo,Rato,Chuva e a Poça

Leia outros artigos :







Quem procura o que não conhece, nunca vai encontrar !

A frase exprime  o meu pensamento em relação ao  saber  médico que tem por obrigação de ser o  melhor possível ,para poder diagnosticar e prescrever a melhor conduta diante  dos  males que  acometem  um  ser humano .As diversas patologias já existentes somadas as descobertas recentes  ,  formam assim um grande  exército de   patógenos que afetam a humanidade.

As inúmeras  pesquisas  atuais fazem parte da evolução natural do conhecimento , e demonstram a importância em se manter sempre atualizado com as velhas e novas doenças. O médico  tem  em função  do mister e em dever com ele próprio,com a população  que assiste e  por respeito  ao que preconiza o  seu  código de ética , estar sempre em vigília e estudando.

O que se pensava no meio médico em 1918 quando da pandemia de Gripe Espanhola ,hoje é simplesmente na maioria das vezes uma história romântica da medicina com os conceitos em grande parte reformulados.


São as adversidades e o risco iminente de morte que estimulam o senso e a capacidade de lutar pela vida,um dos instintos primus de preservação da espécie Humana .

Portanto o médico de hoje precisa ter: O conhecimento,a vivência e a lógica que juntos constituem os fatores basilares para um Diagnóstico Clínico inicial preciso das Doenças que assolam a Humanidade.

"Sapientia longe preestat divitiis(Acaba-se o haver, fica o saber)"

Mário Augusto

 Comentário do Autor

A  escolha do tema  Leptospirose foi  devido as chuvas que caem esporádicas em Maceió, uma cidade que ainda convive com um precário sistema de coleta de lixo,tornando-se assim literalmente na expressão da palavra um "prato cheio" para os roedores.

O maior problema encontrado em relação ao seu diagnóstico , e que o médico deve sempre permanecer atento para não confundir a leptospirose com  as outras patologias que fazem um diagnóstico diferencial com a mesma.Ex Gripes,Dengue,Hepatites etc.Colham então  uma história  clínica apurada,valorizem todos os  sintomas e observem os sinais peculiares, e não se esqueçam  jamais das profissões que correm  um risco maior em contrair a doença .Não se olvide e aproveite para  educar e conscientizar  a  população alertando que na própria casa,na rua  ou  em função do trabalho de um adulto ou  nas bricadeiras de  uma criança que  a poça  existente pode   ser  a parte  de  um caminho  amargo para todos nós! (A poça   após o rato  urinar concentra uma maior quantidade de leptospira em relação ao volume de água,sendo mais fácil a transmissão quando comparada aos grandes volumes que correm após uma chuva forte)

Ex.Profissão que corre um maior risco de contrair Leptospirose
Combinação Fatal: Lixo e água parada(poça) (obs: Os roedores  estavam a noite passeando,só que eram tímidos e preferiram o anônimato a foto !)



 Fiquem com a leitura do texto e bom dia

Mário Augusto

LEPTOSPIROSE

1. O que é?

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem, principalmente, durante as enchentes.

2. Qual o microrganismo envolvido?

A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais
(bois, porcos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem).

3. Quais os sintomas?

Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna);
podem também ocorrer vômitos, diarréia e tosse.
Nas formas graves geralmente aparece icterícia (pele olhos amarelos) e há a necessidade de internação hospitalar.

4. Como se transmite?

Durante as enchentes, a urina dos ratos, presente nos esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama pode infectar-se. As leptospiras penetram no corpo pela pele, principalmente por arranhões ou ferimentos. O contato com esgotos, lagoas, rios e terrenos baldios também podem propiciar a infecção.
Veterinários e tratadores de animais podem adquirir a doença pelo contato com a urina, sangue, tecidos e órgãos de animais infectados.

5. Como tratar?

Uso de medicamentos e outras medidas, de acordo com os sintomas, orientado sempre por um médico.
Os casos leves são tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação
não é indicada, pois pode agravar a doença.

6. Como se prevenir?

Medidas ligadas ao meio ambiente: obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto), melhorias nas habitações humanas e o controle de roedores.

Evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

A água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) mata as leptospiras e deve ser utilizada para desinfetar
reservatórios de água: um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório.
Para locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada: diluir um copo de água
sanitária em um balde de 20 litros de água.Justificar

Combate aos ratos: acondicionamento e destino adequado do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes, etc. O uso de venenos raticidas (desratização) deve ser feito por técnicos devidamente capacitados.





Os artigos do Blog Alagoas Real , tem por objetivo a informação e educação em relação a temas da medicina. Eles expressam apenas e tão somente orientações gerais. Tais informações não devem, de forma alguma, ser utilizadas como um substituto para o diagnóstico médico e/ou tratamento de qualquer doença sem antes a consulta de um profissional médico.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.