{ads}

Desqualificar para manipular a arte de " bem governar " !

Leia outros artigos :

Hitler declaring war on the United States on 1...
Berlin,-Reichstagssitzung,-Adolf Hitler





Quem melhor utilizou as artimanhas da desqualificação como forma de angariar popularidade e poder em detrimento do povo que sucumbia pela fome,foi Adolph Hitler.




Por definição do Houaiss , desqualificar é:

1 t.d. fazer perder as boas qualidades 2 t.d. retirar a qualificação a 3 t.d. e pron. excluir(-se), eliminar(-se) de disputa (torneio, prova, concurso etc.); desclassificar(-se), inabilitar(-se) 4 t.d. e pron. tornar(-se) indigno por violação das leis da honra; desacreditar(-se) 5 t.d. jur retirar as circunstâncias qualificadoras de (crime) ¤ gram a respeito da conj. deste verbo, ver -icar ¤ etim des- + qualificar ¤ ant aplaudir, qualificar, soberanizar, venerar.


Hitler foi um mestre singular da oratória e persuasão e encontrou na literatura a forma ideal de massificar um pensamento hegemônico na Alemanha do século 20 através de um livro intitulado de Mein Kampf (em português Minha Luta).



As principais ideias do livro escrito por Hitler são:




A)A criação de um novo conceito de Estado,com a união do povo Alemão e sua hegemonia




B)O Anti-semitismo baseado na obsessão da existência de uma teoria da conspiração do povo judeu  através da utilização da língua esperanto




C) O posicionamento político claramente anti-comunista, e sempre preocupado com a ideologia marxista, Hitler usou como tese principal o "Perigo Judeu".No ano de 1940, seis milhões de exemplares do livro Mein Kampf foram vendidos


"A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina... A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma idéia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião". Adolf Hitler escreveu tais palavras em 1926, em seu livro Mein Kampf , no qual defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo que compreendia o racismo, o anti-semitismo e o anti bolchevismo.(Fonte-USA-Holocaust Museum)



Durante a segunda guerra mundial a propaganda nazista na maioria das vezes tinha glamour dos filmes de Hollywood com o propósito de impressionar o mundo com o seu poder bélico .Um exímio manipulador ,Hitler utilizava os seus seguidores na distribuição dos panfletos que retratavam uma Alemanha próspera,que vencia a todas as batalhas,mesmo quando a realidade não era tão promissora.


O cinema, em particular, teve um papel importante na disseminação das idéias do anti-semitismo racial, da superioridade do poder militar alemão e da essência malévola de seus inimigos, como eram definidos pela ideologia nazista.
Jornais alemães, principalmente o Der Stürmer, O Tufão, publicavam caricaturas anti-semitas para descrever os judeus. Depois que os alemães deflagraram a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polônia, em setembro de 1939, o regime nazista utilizou propagandas para causar a impressão de que os judeus não eram apenas sub-humanos, mas que eram também perigosos inimigos do Reich alemão(Fonte-USA-Holocaust Museum)



Antes da sua chegada ao poder,Hitler criava situações de pânico com atentados fictícios a orgãos públicos para desestabilizar o governo da época.Quando assumiu o comando  na Alemanha, pediu a seu assessor e Ministro do Povo, Alegria e da Propaganda Joseph Goebbels que instigasse o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ( PNSTA) e a SA (Tropas de Assalto) para atacarem os judeus.As ordens determinavam que os SA deveriam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser  totalmente espontâneo de uma população furiosa contra os judeus.A violência devia visar as lojas e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 35.000 foram presos e levados para campos de concentração. Aproximadamente 7500 lojas judaicas e 1600 sinagogas foram todas reduzidas a escombros.
O episódio ficou conhecido como a Noite dos Cristais.

Qual o propósito da trama diabólica de Hitler que ficou conhecida como a Noite dos Cristais ? -Na concepção sociopata do seu mentor,  tinha simplesmente  a finalidade de arrecadar mais dinheiro através da cobrança de uma multa imposta aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas ,e ao mesmo tempo visava angariar o apoio da população ,principalmente dos grandes empresários da época que se sentiam em desvantagem na competição com o mercado exercido pelos comerciantes que professavam sua fé na estrela de David.


Um dos argumentos utilizado por Hitler para obter total apoio do PNSTA , dos homens da SA e principalmente da população cristã ,foi incutir a ideia de que os Judeus teriam participado ativamente de toda a história da crucificação ,desde a calúnia, a prisão, a condenaçaõ e a execução da pena de morte imposta a Jesus .Com mais esse fatídico ato selaria de vez o destino de uma raça pois teria atraído a simpatia do mundo do cristianismo, que pouco a pouco se calava diante das atrocidades cometidas pelo Nazismo.Mais um exemplo da manifestação omissiva humana , em decorrência do processo de desqualificação que Hitler criou diante da realidade existente .


Na observação do dia a dia da sociedade do século 21 ,vejo que Hitler de certa forma ainda não morreu! Ele vive em cada governante ou em seu povo quando por vontade própria adota a sua visão doutrinária adaptada ao mundo moderno através de uma nova roupagem , porém mantendo o mesmo modus operandi e finalidades da década de 30 .


Alguém possui alguma dúvida ?


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.