Breadcrumb

Deputado requer à PF documentos da investigação do socorro ao banco PanAmericano

01/11/2011
O deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) apresentou, hoje (1), requerimento à Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, solicitando informações ao Ministro de da Justiça, José Eduardo Cardozo, acerca de inquérito conduzido pela Polícia Federal sobre o Banco PanAmericano.

Segundo ele, as perdas de aproximadamente R$ 4,5 bilhões do Banco PanAmericano, têm sido objeto de interesse da CFT nos últimos meses, tendo em vista, principalmente, o envolvimento de volumosos recursos públicos.

Notícias veiculadas por importantes periódicos, baseadas em informações obtidas de inquérito conduzido pela PF, trazem à tona fatos que corroboram com a ocorrência de fraudes no banco, além de indicarem a utilização dos recursos desviados em campanhas eleitorais. “As informações e e-mails colhidos pela Polícia Federal serão anexados na ação popular, que ingressei no dia 28 de setembro, pedindo a anulação da venda do banco”, esclarece o parlamentar.

Segundo matérias publicadas, sete dirigentes da instituição deverão ser indiciados pelo rombo. Além disso, e-mails interceptados pela polícia confirmam que os executivos inflavam balanços financeiros e maquiavam dados de clientes, com o objetivo de engabelar a fiscalização. As mensagens revelaram ainda que o banco serviu de esquema de desvio de dinheiro para políticos. Mencionam, entre outros, Guido Mantega (Fazenda) e os ex-ministros Luiz Gushiken e Antonio Palocci. Cerca de R$ 100 milhões teriam sido desviados para o caixa dois eleitoral e para o bolso dos executivos.

Estranha-se ainda que, dias antes da venda de 49% do capital votante à Caixa Econômica Federal (CEF), o banco aprovou pagamento milionário de bônus e gratificações por bom desempenho aos executivos que provocaram a quebra da instituição.

“Acredito que, mais dia menos dia, a Justiça Federal vai julgar procedente a ação popular e cancelar essa operação escandalosa arquitetada para salvar o Banco PanAmericano, causando prejuízo milionário ao erário e aos acionistas da CEF”, diz Pauderney.

Para ele, essa grande armação envolvendo a CEF, o Banco Central, o Banco PanAmericano e o alto escalão do governo Lula não pode ser varrida para debaixo do tapete.

Fonte: Assessoria de imprensa-DEM

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.