Blog de notícias sobre saúde,medicina,enfermagem e cidadania

1 de junho de 2012

Hugo Chávez Dead in Two Months? - Hugo Chávez tem 2 meses de vida ?

Hugo Chávez  morto em 2 meses ?

Aqui tem uma considerável dose de especulação sobre a saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como resultado de sua luta permanente contra um câncer durante todo o ano passado. Grande parte do jogo de adivinhação tem sido alimentada pelo extremo sigilo em torno da doença do presidente Chávez e as sucessivas viagens a Cuba para uma série de operações e tratamentos subseqüentes de radiação e quimioterapia. Houve rumores de que o Sr. Chávez, de 57 anos, tem câncer terminal de próstata ou, possivelmente, câncer de cólon. Mas a única confirmação da equipe médica de Chávez em Havana é que o líder venezuelano tinha um tumor canceroso com um abcesso que foi removido cirurgicamente de sua região pélvica e que um segundo tumor foi posteriormente encontrado e também foi removido.


Tem havido muita conversa sobre a condição extrema de Chávez - em grande parte provocada pelas revelações de julho do ano passado pelo ex-embaixador dos Estados Unidos junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) Roger Noriega, que os médicos que tratam de Chávez do câncer haviam estimado que ele tinha apenas uma chance de 50 por cento de viver mais 18 meses. Mas a fonte do Sr. Noriega era sem nome, por isso a credibilidade de tal prognóstico é reservada. Por outro lado, porta-vozes do governo venezuelano, assim como Chávez oferecem poucos detalhes, levando você a se perguntar seriamente sobre a sua credibilidade, bem como, sobretudo tendo em conta que o Sr. Chávez está indo para o quarto mandato presidencial. A eleição está marcada para 7 de outubro.


A última reviravolta nesta história veio ontem quando o jornalista veterano dos EUA e ex-TV CBS news o âncora Dan Rather informou que uma fonte anônima havia dito a ele que Chávez estava sofrendo de rabdomiossarcoma metastático, um câncer agressivo que entrou na sua "fase final". Rabdomiossarcoma é uma forma de câncer de tecido conjuntivo que é extremamente raro em adultos. É mais freqüentemente encontrado em crianças com idades entre 1 a 5.


Rather afirmou que sua informação veio "a partir de uma fonte próxima e altamente respeitada por Chávez e que está em posição de saber sua condição médica e sua história clínica". A Fonte de Rather disse que o prognóstico para o Sr. Chávez era ruim e que não era esperado ele viver "mais do que uns 2 meses, no máximo".


Chávez está em uma corrida presidencial apertada contra Henrique Capriles, que é um político veterano e ex-governador do estado venezuelano de Miranda. Na última pesquisa realizada pela empresa de pesquisas Varianzas, Chávez está levando com 50,7 por cento, contra 45,5 por cento.


Chávez pode não ser capaz de ficar para a reeleição, devido à sua saúde, mas há pelo menos quatro pessoas do partido da Venezuela,que podem tomar o seu lugar na votação, incluindo Adán Chávez, irmão, o vice-presidente Elias Jaua, o Presidente da Assembleia Nacional Diosdado Cabello, e o ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro. As pesquisas mostram que Capriles venceria com dois dígitos de diferença contra qualquer um desses quatro homens. (5/31/12) (foto de Dan Rather Internet de cortesia)




Nenhum comentário :