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Yoruba |
Uma carta Yoruba relacionada a um ebó uma cerimônia que saiu de Cuba foi entregue ao nosso editorial para a publicação, dada a alta probabilidade apresentada ela poderia salvar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em estado grave devido a várias complicações pós-operatórias em Cuba, mas pode também ter um segundo significado que não conseguimos interpretar.
Nós não chegamos a uma conclusão depois de rever a carta que chegou ao nosso escritório mesmo após uma consulta com o sacerdote de religiões afrocubana e diretor do nosso meio Sr. Jose A. Montoya, "se é uma carta com orientações e recomendações , ou se é o resultado de uma cerimônia ou ebo feita para o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e que iria salvá-lo", de acordo com a opinião de Montoya "Tudo parece ser o resultado de uma carta e retiradas após a cerimônia de EBO, porque eles estão falando somente Eleggua que é a perna e Chango que é a cabeça ". Na opinião de Montoya é aparentemente o resultado de uma confirmação, mas ainda pode ser uma carta de recomendação.
Não faz sentido uma carta sair de Cuba com recomendação para o presidente, e que a mesma seja entregue em nossa redação ! Montoya questionou. "No entanto, se for uma carta de confirmação de um ebó ou cerimônia, a carta indica a salvação do indivíduo, mas pode significar a morte, agora, se é uma carta de um resultado de uma cerimônia a Chávez, para salvá-lo então salva , mas esta é uma carta que fala de duplo sentido , uma salvação, se você fez EBO e foi o resultado , mas se uma recomendação pode ser interpretada como a morte. As duas são possíveis porque fala da cabeça do presidente, mas sob uma recomendação de Ifa , e segundo o Babalawuo José Medina o presidente "Chávez" está iniciado na religião iorubá porque ele participou da coroação como indicado no programa a Fundo com o jornalista Pedro Sevcec e eu estava ao seu lado.
Montoya nos disse, e enfatizamos "Eu acho que mais parece uma carta de um itá que uma carta de recomendação, mas ao final me confundiu . Yeggua acompanha, e Yeggua pode acompanhar você rejeitando a pessoa de seu passado sombrio ,do túmulo frio livrando da morte, mas ainda pode acompanhá-la. IBAE. Deus sabe que se for EBO, se salva, mas se não é ebó, não quero mencionar , resumiu o sacerdote.
Abaixo a carta que chegou de Cuba em nosso escritório, e talvez outros sacerdotes das religiões Yoruba poderiam analisá-la
Awon toun wolu. Hugo Rafael Chávez Frías. 28 de julio de 1954
Orunmila ajigborisapero Eleripin, onitumoagbedegbeyo Ibekeji olodumare
Orunmila quien despierta a los Orishas al amanecer testigo de la creación.
Iré Osha Awon toun wolu. traducción. La Osha salva al inmigrante
Se somete a la Osha. La Osha es la que salva y no Orun.
Letra del ebó en Osha.
Se va al pie de Osha y se hace Ebó, comen Eleggua y Changó acompañado con Yemaya y Agayú.
Eleggua dice.
6-12 Iré Elese Eleddá, Moyareo
El iré viene con Unle 8 y el Elese con Unle 8 y Moyareo con el 3 Ogundá
Changó dice.
10-6 Iré elese Osha.
Iré viene con 2 Eyioko y el elese con Unle 8
El ebó al pie de Ofún.
Osha. Es el camino, así lo manda. el rey no miente. Yeggua acompaña al awon toun wolu. iré.
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Fonte: http://www.sunsetnewsnia.com/2013/01/hugo-chavez-letra-desde-cuba-anonima.html
A religião Yorùbá (pronúncia em português=iorubá) compreende as crenças originais e práticas religiosas do povo yoruba. Sua terra natal é no sudoeste da Nigéria e as partes adjacentes do Benin e Togo, uma região que veio a ser conhecida como Yorubaland. Durante o tráfico de escravos do atlântico foi exportada para as Américas, onde influenciou ou deu origem a formas de vida prósperas, como Santeria, Umbanda e Candomblé. Crenças religiosas yorubas são parte de Itan, o total complexo de canções, histórias, mitos e outros conceitos culturais que compõem a sociedade Yorùbá.
Entende-se por religião yoruba a religião do povo yoruba que tem uma forte relação entre os mundos sobrenatural o Orun e o natural o Aiye a terra, que se complementam entre si. É uma religião onde o Ser Supremo é Olodumare também chamado de Olorun.
"A cidade de Ilê-Ifé é considerada pelos yorùbá o lugar de origem do seus primeiras grupos. lfé é o berço de toda religião tradicional yorùbá (a religião dos Òrìṣà) é um lugar sagrado, onde as divindades ali chegaram, criaram e povoaram o mundo e depois ensinaram aos mortais como os cultuarem, nos primórdios da civilização. Ilê-Ifé é o “Berço da Terra”." (Barretti Fº, (2003) 2012) A semana religiosa yoruba é de quatro dias, cada dia correspondia a um elemento da natureza, chamada ossé, é dedicado a uma divindade (Ojô Awô, Ojô Ogum, Ojô Xangô, Ojô Obatalá).
Os Elementos: Terra, Ar, Água e Fogo
Cada dia tem 4 Odus, num total de 16 Odus principais, que desdobrando-se entre si, perfazem o total de 256 odus.
A tradição religiosa africana no Brasil conta com diversas raízes. Uma delas é o Candomblé Ketu Yoruba. Esta Nação tem Chefe da Casa Real ao Orixá Oxossi, que é o apócope de "Oxoto kan soso", o Caçador de uma flecha só. Todas as pessoas consagradas nesta Nação tem sua cabeça pintada com waji (azul) que é a cor Real de Ketu.
O iorubá ou ioruba (Èdè Yorùbá, "idioma iorubá") é um idioma da família linguística nigero-congolesa, e é falado ao sul do Saara, na África, dentro de um contínuo cultural-linguístico, por 22 milhões a 30 milhões[2] de falantes.
A língua iorubá vem sido falada pelo povo iorubás há muitos séculos. Ao lado de outros idiomas, é falado na parte oeste da África, principalmente na Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa.
No continente americano, o iorubá também é falado, sobretudo em ritos religiosos, como os ritos afro-brasileiros, onde é chamado de nagô, e os ritos afro-cubanos de Cuba (e em menor escala, em certas partes dos Estados Unidos entre pessoas de origem cubana), onde é conhecido também por lucumí).