{ads}

Sindicato dos Médicos de Alagoas : JUSTIÇA PARA NOSSO COLEGA Luiz Ferreira

Leia outros artigos :

Luto:Luiz Ferreira

O bárbaro assassinato do cidadão, médico e vereador do município de Anadia Luiz Ferreira de Souza foi um choque, uma má notícia que pegou a todos de surpresa. A morte violenta enlutou a sociedade alagoana, os anadienses, a comunidade universitária e a classe médica. A indignação tomou conta de todos: familiares, amigos, colegas de profissão, alunos, pacientes, companheiros e ex-companheiros de trabalho. 



O homem Luiz Ferreira de Souza era um cidadão exemplar: médico competente e dedicado; professor que não escondia de seus alunos o amor que devotava à medicina e que tentava transmitir não apenas seus conhecimentos, mas também muito da sua experiência profissional e de vida aos futuros doutores. 



A carreira política certamente resultou do exercício profissional de médico: a proximidade com a população carente e a vontade de dar uma contribuição maior para a melhoria das condições de vida e de assitência à saúde de seus conterrâneos fizeram com que emprestasse sua integridade, seu bom caráter, sua inteligência, suas ideias e boas iniciativas à carreira política, como vereador em Anadia. 



No cumprimento do seu segundo mandato, sentiu vontade e motivação para ir mais longe, esboçando a ideia de candidatar-se à prefeito na eleição de 2012. Infelizmente, esse projeto foi covardemente interrompido no início da tarde de sábado, 3 de setembro, em uma emboscada numa estrada de acesso à cidade que tanto amava. 



Desde que a notícia se espalhou, foram inúmeras as manifestações de indignação e revolta pelo assassinato de características de crime de mando com motivação política. Também foram incontáveis as manifestações de pesar pela irreparável perda sofrida não apenas pelos familiares e amigos, mas pela população alagoana e, principalmente, pela classe política. 



Pela classe política porque, em Alagoas, se tem um meio onde homens (e mulheres) como Luiz Ferreira de Souza são raros, praticamente inexistentes, é na política. Basta ver a forma como ele foi trucidado para não se ter dúvida alguma em relação a isso. Alagoas perdeu um político decente, honesto, bem intencionado e que, certamente, teria condições de fazer uma grande administração em Anadia. 



Os anadienses, que convivem com invasões a hospitais e escolas, com temíveis notícias sobre espancamentos de médicos e servidores públicos em seus locais de trabalho, não terão mais a chance de votar no Dr. Luiz Ferreira para tentar mudar os rumos de Anadia, que ultimamente tem sido destaque nos noticiários como sendo uma cidade violenta. 



Lembram do caso do médico espancado quando estava de plantão no hospital do município? E da médica que saiu de Alagoas depois de ser agredida e ameaçada dentro do mesmo hospital? Esses dois casos – o primeiro, bem recente – não deram em nada até hoje. Os autores, conhecidos e denunciados na oportunidade em que praticaram os crimes, ficaram impunes. 



Impunidade é tudo o que não queremos para o caso extremo do assassinato do médico Luiz Ferreira de Souza. Ele não estava no exercício da Medicina quando foi alcançado pelos seus algozes. Mas era um médico e uma pessoa de bem. 



Ensinou a várias gerações de médicos que hoje atuam em Alagoas e fora daqui. Também cuidou de muitas gerações de alagoanos, como cirurgião no pronto socorro público em Maceió (hoje HGE). Salvou incontáveis vidas. 



Justifica nosso estado de choque, nossa tristeza, nossa revolta, nossa indignação. Merece o nosso luto. E merece a nossa luta, a nossa mobilização em busca de justiça, para que sua morte não fique impune. 



O Sinmed vai se unir à família, aos amigos, às entidades da soliedade civil organizada que defendem os direitos humanos, aos políticos decentes que ainda restam em Alagoas, à OAB/AL, aos dirigentes da Ufal, professores e alunos do curso de Medicina em todas ações de cobrança do desvendamento desse crime brutal, para que os culpados – mandantes e executores - não fiquem impunes. 


Às vésperas de um ano eleitoral, o assassinato do vereador Luiz Ferreira de Souza é só um indício do derramamento de sangue que está por vir, caso as autoridades de segurança pública, o Ministério Público Estadual e a Justiça alagoana não atuem com o necessário rigor. A identificação e a punição dos assassinos e dos mandantes desse crime poderão evitar muitas outras mortes.

Além disso, farão Justiça a um homem digno e honrado, íntegro e trabalhador, que viu na política uma oportunidade de contribuir com a sociedade mais do que contribuía como médico, mas que terminou encontrando a traição e a morte. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.