-->

{ads}

CREMAL :OS MÉDICOS NÃO SÃO OS VILÕES .


OS MÉDICOS NÃO SÃO OS VILÕES

Depois de três anos de dedicada investigação no interior, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas divulgou um relatório em que afirma que as unidades de saúde do Estado estão desaparelhadas (!) e que os médicos trabalham pouco e não cumprem suas cargas horárias. No final da apresentação do relatório, o Cremal anunciou que vai se reunir com os gestores para tentar resolver o problema. Grande iniciativa.

O Sinmed vem fazendo isso ao longo dos seus mais de 30 anos de história. E é bom poder contar o Conselho de Medicina, que no cumprimento de seu papel de fiscalizar as condições de trabalho dos médicos reforça as insistentes denúncias do Sindicato sobre a precariedade de postos de saúde e hospitais, que comprometem ou até inviabilizam o exercício ético da medicina.

Quanto à carga horária dos médicos, ela tem relação com o salário que está sendo pago à categoria. No caso do PSF, por exemplo, quando o programa foi concebido pelo Ministério da Saúde se pagava 30 salários mínimos para uma carga horária de 40 horas semanais. Hoje isso seria em torno de R$ 15 mil, mas aqui em Alagoas o Sinmed negocia e tem dificuldade de conseguir que as prefeituras paguem R$ 6 mil.

Alegando falta de recursos para pagar um salário decente, os próprios gestores diminuem a carga horária dos médicos do PSF para que eles possam completar a renda com plantões em hospitais pelo interior. O Sinmed não é contra o Cremal cobrar dos gestores que exijam dos médicos que eles trabalhem mais. Mas desde que o salário pago seja compatível com a carga horária que for determinada e que considere a complexidade e a responsabilidade do trabalho do médico.

Muitos médicos de Alagoas sobrevivem trabalhando no interior, em equipes do PSF e dando plantão em hospitais desaparelhados, se expondo diariamente a acidentes nas estradas sem conservação e sem sinalização que cortam o Estado. O Sinmed crê que a maioria iria preferir ganhar um salário digno em um único emprego, a ficar correndo de um emprego para outro na tentativa de compor uma renda compatível com suas necessidades e de suas famílias. Se o Cremal puder dar uma forcinha nessa luta, a categoria médica agradece.


Após a leitura do artigo do SINMED, o blog Alagoas Real recomenda a obra Esaú e Jacó, penúltimo romance de Machado de Assis que reflete com maestria sua ambígua posição política.

Domínio Público LINK


Outra sugestão é a leitura do livro de Dias Gomes, o Bem Amado. O prefeito Odorico Paraguaçu tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia Donana Medrado.

Maquiavelicamente o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal sucedido.

Vamos recordar com o vídeo:
Odorico,as ambulâncias e o Ministério

Leia outros artigos :

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.