{ads}

A Terceirização a todo Vapor : As mil faces do Hospital Geral de Alagoas (HGE)

Leia outros artigos :

HGE de Alagoas 11 de dezembro de 2010


Hoje tomei conhecimento de mais alguns absurdos que ocorrem no HGE.


A única ALA que recebe a melhor atenção em todo o hospital  chama-se  de ALA  F.


Justamente a  ALA  que pertence  ao  novo Instituto de NEUROLOGIA DO HGE de Alagoas

Ambiente com preparação climatizada, sala exclusiva de prescrição, com computador, impressora, cadeiras e mesa de escrever confortável.Um oásis no deserto !


Enquanto isso nas outras ALAS, os médicos , enfermeiros e auxiliares, são obrigados a escrever em pé e sem nenhum conforto.


A bancada que é destinada para os profissionais realizarem  as anotações  são estupidamente altas e as cadeiras, extremamente baixas.Imaginem que seria semelhante a você sentar no chão, e querer comer na mesa.


Na sala dos "Deuses da medicina" , ou " sala do Oásis "(Sala do Instituto de Neurologia do HGE ) existe um aviso que proíbe outros funcionários contratados de entrar no ambiente climatizado sem autorização ,e para que isso aconteça, devem aguardar a autorização de entrada.


Talvez seja o aperfeiçoamento e a materialização da desigualdade laboral, fruto da nova assessoria recebida pela SESAU de Alagoas
Vejam as fotos :



Novas camas e novos equipamentos ( de última geração ) irão chegar e agora são adquiridos sem nenhuma burocracia e por ai se vai o blá, blá , bá  e o tilintar do erário !


A Sala  ocupada pelo Instituto de Neurologia ,é a mesma que há muito tempo pertencia ao grupo de Fisioterapia , e foi totalmente desativada sem nenhuma explicação convincente aos profissionais, e agora serve a "nobre burguesia" como se fosse um pseudo-castelo encantado de Alice no Hospital das Maravilhas.

Consumatum est
Hoje somente existe duas maneiras para a recordação do ambiente que era utilizado nas diversas atividades inerentes aos fisioterapeutas  . A primeira  se transformou numa vaga lembrança encontrada nos  papéis de celulose  que compõem  a  base onde  as  fotos  foram impressas e publicadas nos jornais como propaganda  governamental , e a segunda maneira  que  temos para recordar  o ambiente que foi um dia a sala de fisioterapia , é  através dos pequenos bytes   esquecidos  num pc qualquer ,e que no passado recente  foram  unidos  para  formar os decantados e exaltados , videoclipes institucionais de "utilidade pública" do governo.


Os Codinomes e os diversos salários existentes na mesma função !

Alguns especialistas , graças a Deus é uma pequeníssima porção que ainda macula  o código de ética  na  medicina , demonstram ter preferência pelos pacientes "Lights" , ou como o boca a boca sabiamente diz :"Os filés ".(Pacientes sem nenhuma complicação e sem o menor risco de morte), com a justificativa de não "oferecerem" trabalho para os mesmos, só lucros !.


As sequelas de AVC e de outras patologias neurológicas ou não ,sempre acabam ficando "obrigatoriamente" com os profissionais da clínica médica , devido a presença de seres como os descritos no parágrafo anterior.São eles que além de infringir o seu código,ainda criam alguns codinomes para os clínicos.( conhecido como escravos da medicina, o burro de carga, o vassalo e por aí vai . Alguns preferem o codinome de  sal porque usa sempre o  branco,tem em grande quantidade e por isso  é barato.Os Codinomes  dependem da criatividade do maliciador.)


Diferentemente do burgo, o deserto carece de toda a sua  bela estrutura  , castigando  os  clínicos e os pacientes  com a insalubridade de seu território que aumenta vertiginosamente  com o passar dos dias .
Vejam as fotos do HGE em 11 de dezembro de 2010:



E os problemas vão existindo e se multiplicando ao ritmo de uma progressão geométrica  .Eles vão desgastando as entidades que representam a classe médica e criando a todo custo um ônus de responsabilidade para os profissionais  da saúde,como se fossem eles os responsáveis pelo caos instituído  e mantido pelo Governo .

A grande maioria dos médicos do HGE se torna responsável pela resolutividade dos problemas  existentes e ainda amargam  com as diferenças de tratamento e salário que  há entre eles no hospital .

Apesar da diferença salarial  ser bem real  , ela  porém não deveria em hipótese alguma  existir , porque todos  os médicos se tornam  iguais quando passam a  exercer as funções laborais no mesmo  local  , o hospital de Urgência e Emergência do Estado de Alagoas ,o  HGE.

Com maestria  e ética  eles  vão  executando a sua arte  e são  todos possuidores de um perfil  emergencista  , mesmo  estando em  especialidades diferentes . Quando o paciente apresenta um ferimento por arma de fogo no crânio  vocês acham que a avaliação seria realizada pelo Cardiologista? Ou seria pelo neurocirurgiâo?  Óbvio que seria pelo neurocirurgião apesar de todos eles serem emergencistas,porém concomitante  a primeira capacitação eles possuem  ainda .um grau maior de habilidade  acurada e uma maior especificidade na área  que se tornou especialista, e que o caso em tela relatado requer.

Do mesmo jeito seria se fosse um infarto do miocárdio, o cardiologista  agora possuiria as mesmas características já descritas anteriormente para o neurocirurgião,e ele seria  no momento o  melhor especialista a intervir na situação preconizada,o infarto .

Chegamos a conclusão que  a importãncia  do especialista ,a  sua complexidade  e a perfeição  técnica  existente em cada  profissional  médico do HGE  é utilizada sempre como norteador para  definir um melhor atendimento  no momento da chegada do paciente,e principalmente  logo após a formulação da ou das hipóteses diagnósticas.Direcionar ao especialista é provavelmente a melhor maneira de bons resultados  em uma emergência. O que foi relatado é válido quando se quer uma avaliação de qualquer especialidade,conforme a patologia diagnosticada.

Se tudo que foi descrito é a mais pura verdade, porque existe então salários desiguais quando todos são iguais ? Porque somente os neurocirurgiões ganham de 6 a 7 vezes mais que os outros médicos quando somente existem as diferenças nas doenças que acometem o ser humano e igualdade  nas especialidades médicas ? Você deixaria um neurocirurgião transplantar o seu coração?  E vice e versa um cirurgião cardíaco abrir o seu crânio para a retirada de um tumor ?

Cada um é especial na medida que precisamos da sua especialidade !


A bem  da verdade os clínicos em mais de 90% dos atendimentos são eles os profissionais que elaboram o primeiro diagnóstico e logo após a triagem realizada, há o encaminhamento dos pacientes para o especialista que o caso requer.Então como entender a desvalorização salarial deles e aceitar a marginalização  dessa classe ,verdadeiros pilares do Hospital Geral do Estado de Alagoas ?


Consubstanciando o pensamento em tela  de que todos exercem a mesma função e portanto  são iguais na capacidade técnica profissional ,existe ainda um argumento verdadeiro  em relação  aos  médicos residirem  em sua  grande maioria  na capital do Estado de Alagoas,no município de Maceió , e com isso vem  somente fortalecer a  justa reinvidicação  pelos profissionais do HGE ,de salários igualitários naquela instituição,conforme previsto no art 461 da CLT.


Então como se pode explicar a existência  e  ao mesmo tempo encontrar uma justificativa coerente  que  apresente o motivo para  se ter  no HGE de Alagoas  salários diferentes( Entre médicos concursados, médicos  do PSS, médicos de empenho,serviço prestado e também os concursados que fazem plantão extra ? É de pasmar quando observamos que a  maior disparidade  instituída  pelo  Governo de Alagoas  é quando  fazemos uma  comparação  com  os salários  dos Neuros , já descritos anteriormente,que de acordo com o SINMED ,  ganham  em torno de  6 a 7 vezes mais do  que qualquer outro médico na instituição !

Em que eles são melhores do que os outros ? Os motivos  encontrados que "explicam"  , porém  não justificam o salário deles  ser 7 vezes maior de que os outros profissionais, é o Estado de Alagoas preferir pagar dignamente a um pequeno grupo que não se sujeita a ser servidor público, e porque eles sabem que existem pouquíssimos neurocirurgiões e neurologistas no Estado.O outro motivo  é simplesmente os neurocirurgiões  e os neurologistas possuirem como dizem os apreciadores do xadrez a jogada do Xeque-Mate : Ou o governo paga o que eu quero ou não terá  o nosso trabalho !.

O governo de Alagoas  parece que prefere  viver sempre a distância da lei, driblando os TACs da vida acordados com diversas instituições, ao invés de cumprir sempre com as decisões que  emanam do Estado Democrático de Direito.

Com efeito, o art. 461 da CLT dispõe que “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade” e, ainda, que “trabalho de igual valor (...) será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 (dois) anos” (§ 1º)

É portanto senhores , a conduta do Estado de Alagoas ,uma ferida crônica  e aberta que sangra  copiosamente dilacerando diuturnamente a legislação trabalhista  em prol de uma  " nova ordem  jurídica "instituída e aplicada na base do custe o que custar.


Penso que se não houver uma união de forças com uma firme intervenção do Ministério Público, do Ministério do Trabalho, do Conselho Regional de Medicina ,do Sindicato dos Médicos de Alagoas e de toda a população reinvidicando o seu direito  a cidadania ,iremos no futuro," engolir estupidamente um amargo Estado Anárquico", em virtude do desrespeito a olhos vistos  no presente ao que existe de mais magno, que é a Constituição Federal.



Porém nada melhor que a existência do futuro, que será o presente de poucos e o passado vergonhoso para muitos !



A semente do infesto  infelizmente já foi plantada , e encontra-se gerando os frutos maléficos que estão produzindo sorrateiramente no dia a dia  o néctar do desprezo a justeza  Alagoana.


Lamentavelmente, estamos apenas no começo...

Mário Augusto
CRM 2677
e
José Roberto de Moraes
CRM 1860

Médicos do HGE-AL

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.