Líquido envasado no lugar do suco de maçã AdeS ,era soda cáustica

RIO — A Unilever confirmou nesta sexta-feira que o líquido envasado no lugar do suco de maçã AdeS de 1,5 litro é uma solução de hidróxido de sódio a 2,5% — ou seja, soda cáustica, produto altamente alcalino, que pode provocar queimaduras na mucosa da boca e garganta. Inicialmente, achava-se que o suco teria sido contaminado por produto de limpeza, mas nota da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça sobre o recall, divulgada no início da noite, esclareceu que as caixas contêm apenas soda cáustica.

Hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Wikipedia


Fórmula: NaOH
Densidade: 2,13 g/cm³
Massa molar: 39,997 g/mol
Ponto de fusão: 318 °C
Ponto de ebulição: 1.388 °C



Segundo a Senacon, a empresa informou que 96 embalagens de 1,5 litro da bebida “não contêm o produto mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo. Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta PH elevado e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido.”


Até o momento, a Unilever informa que 14 pessoas comunicaram por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tiveram problemas após ingerir a bebida. A empresa admite que este número pode aumentar. A fabricante pede que os consumidores entrem em contato 0800-707-0044, das 8h às 20h, ou pelo email sac@ades.com.br para esclarecer dúvidas sobre o recall.


O Ministério da Justiça lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina como dever do fornecedor o reparo ou a troca de produto ou serviço defeituoso, a qualquer momento, e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.. 
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/ades-contaminado-tinha-soda-caustica-7853935#ixzz2Nfewx5kN

Comentários