Tibisay Lucena,presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, usa bracelete Chavista durante o velório


Tibisay Lucena com Bracelete(Pulseira) Chavista
A imagem (acima) mostra a reitora e presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, em um dos eventos em homenagem a Hugo Chávez, durante seu velório na capela da Academia Militar da Venezuela.  Lucena  está com o bracelete no braço esquerdo,que foi distribuído pelos militantes Chavistas  após a morte de Chávez.


O relatório que o Centro Carter realizou na eleição presidencial venezuelana de 07/10/12, assinala a  reitora Tibisay Lucena(Diretora Presidente do Conselho Eleitoral da Venezuela) e sua "forte afinidade partidária"  favorável a Chávez.

O relatório do Centro Carter  é assinado por Jennifer McCoy, diretora do Programa das Américas do instituto liderado pelo ex-presidente Jimmy Carter.


Parágrafo do Relatório Centro Carter sobre o  "Poder Eleitoral":

"O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) é a principal agência,  definida na Constituição de 1999 como" Poder Eleitoral. "Trata-se de um conselho executivo de cinco reitores que tomam decisões e orientam com base em uma votação por maioria simples de votos. Em 1998, a Venezuela passou de um modelo de governança eleitoral composto por representantes dos partidos políticos em um modelo profissional.No  entanto, como todas as instituições venezuelanas de hoje, a CNE está profundamente afetada pelo partidarismo. 

Embora, em teoria, os diretores do CNE foram nomeados através da sua experiência profissional, muitos venezuelanos têm uma visão deles como indivíduos com fortes afinidades partidárias.

 Dos cinco reitores(Diretores) que atualmente orientam , quatro, incluindo a sua Presidenta, estão relacionados com diferentes níveis de solidariedade, ao governo de Chávez e  somente um pela oposição. 

Essa politização ajuda  a explicar a falta de entusiasmo com que o CNE abordou alguns dos temas da campanha, especialmente em regulamentos relacionadas com a campanha, bem como inconsistências nas ações da agência para cumpri-las. "

Do Espanhol :http://www.noticiasclic.com/el-informe-del-centro-carter-sobre-el-cne

Veja também:

Vídeo de Henrique Capriles que o CNE Venezuelano quer proibir

Castros e Maduro preparam um novo golpe de estado na Venezuela

Comentários