Assad usou armas químicas ( gás Sarin ) na Síria ?

O gás Sarin, é  um agente químico insípido, inodoro e incolor na sua forma líquida, que pode ser utilizado em estado de vapor e que atua bloqueando a acetil-colinesterase.




O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou na quarta-feira ,21 de agosto de 2013,que é preciso esclarecer o suposto ataque com armas químicas contra subúrbios de Damasco, na Síria, mas não chegou a solicitar explicitamente uma investigação.


"Há uma forte preocupação entre os membros do Conselho sobre as acusações, e uma sensação geral de que precisa haver clareza sobre o que aconteceu, e que a situação deve ser acompanhada de perto", disse a jornalistas a embaixadora argentina na ONU, María Cristina Perceval, após reunião de emergência a portas fechadas do conselho, presidido por ela neste mês.(reuters)



Evidências anteriores divulgadas pela Casa Branca (Junho de 2013).


"O regime de Assad tem usado armas químicas, incluindo o agente nervoso sarin, em pequena escala contra a oposição várias vezes no ano passado",declarou um comunicado da Casa Branca divulgado ontem. Pelo menos 100 a 150 pessoas morreram como consequência,  disse Obama."

Teste positivo

Em junho de 2013, dois repórteres do jornal francês Le Monde anunciaram que duas amostras de urina por eles contrabandeadas para fora da Síria haviam sido testadas pelo Centro Francês de Defesa Nuclear, Biológica e Química  ao sul de Paris e foi encontrado o ácido metilfosfónico isopropílico.

É sarin  após a remoção do íon fluoreto  por decomposição química no corpo, disse Alastair Hay , da Universidade de Leeds, Reino Unido, um dos principais especialistas. "Isso só pode ser sarin". Sangue e urina retém traços da exposição ao sarin por até seis semanas.

Comentários