Surto de cólera no México, gera alerta epidemiológico na Nicarágua



O Ministério da Saúde (Minsa ) da Nicarágua , anunciou na quarta-feira que emitiu uma circular epidemiológica para prevenir um possível surto de cólera no país, devido ao aparecimento da doença no México.


Nós emitimos uma circular epidemiológica para os diferentes Silais ( Sistemas Locais de Atenção Integral à Saúde ) , para que se prepararem e estejam prontos e capazes de identificar os casos que se introduzam no país, para enfrentá-los imediatamente " , disse Carlos Saenz  diretor de Epidemiologia do Minsa durante uma conferência de imprensa . 

De acordo com o Ministério da Saúde , no estado de Hidalgo , no México, atualmente foram relatados 44 casos de cólera  , além de 600 casos em Cuba, na República Dominicana 31 000 mil e 700 000 mil no Haiti desde 2010.

Os casos suspeitos devem ser informados imediatamente.Estamos realizando a vigilância através de análises laboratoriais das águas das fontes,e nas fezes dos pacientes internados.

O Minsa está preparando áreas exclusivas para o atendimento eventual de paciente com cólera nos centros de saúde,e providenciando os insumos necessários para atender a situação

"Temos orientado o cumprimento das normas de biossegurança de nossa equipe , para proteger aqueles que estão atendendo os pacientes com esta doença ", disse o diretor de Epidemiologia .

O Pessoal do Minsa está realizando inspeções em locais conglomerados, como restaurantes, mercados, escolas , prisões, entre outros.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos constantemente com água e sabão , mantenham a limpeza doméstica e a higiene pessoal.

Do original:

BROTE DEL CÓLERA EN MÉXICO ENCIENDE ALERTA EPIDEMIOLÓGICA EN NICARAGUA

Comentários