O impacto do vírus Zika na Colômbia é maior do que apontam os dados oficiais


Relatórios oficiais sobre o impacto do vírus Zika na Colômbia parecem subestimar drasticamente o número de recém-nascidos com defeitos congênitos, associados ao Vírus Zika, sugere um novo estudo.
Microcefalia



O número atual pode ser pelo menos duas vezes maior do que a estimativa oficial e talvez mesmo ainda maior, de acordo com o estudo.

O estudo foi publicado sexta-feira na Morbidity and Mortality Weekly, um jornal dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Ele foi conduzido por cientistas do CDC e seu equivalente colombiano, é o Instituto Nacional de Saúde.

A pesquisa descobriu que havia um aumento de quatro vezes em casos microcefalia - bebês nascidos e muitas vezes com cérebros sub-formados - na Colômbia entre março a novembro deste ano em comparação com o ano passado. Enquanto em 2015 houve 110 casos, em 2016 esse número foi de, 476 .

A Colômbia relatou aproximadamente apenas 60 casos de microcefalia ligados a Zika a Organização Mundial da Saúde.

O pico de nascimentos afetados veio cerca de 24 semanas após o aumento de infecções relatadas em mulheres grávidas - e corresponde com a teoria que a infecção materna no primeiro trimestre ou no início do segundo é o período de maior risco para o feto em desenvolvimento, afirmou um dos os autores , Margaret Honein, chefe da filial de defeitos de nascimento do CDC.

"Então nós achamos que esta é uma evidência muito convincente que o aumento da microcefalia está ligado ao aumento das infecções por Zika em mulheres grávidas ", disse ela.


A Colômbia está seguindo um padrão semelhante , ao do Brasil .

"Esperamos que todos os países que têm um grande surto do vírus Zika  apresente também um aumento de microcefalia e anormalidades cerebrais graves após a infecção," disse ela.


Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL

Fonte:https://www.statnews.com/2016/12/09/colombia-zika-microcephaly/

Comentários