Rabdomiólise : Aspectos históricos,causas,fisiopatologia,diagnóstico e tratamento

Rabdomiólise ´Fisiopatologia


A rabdomiólise é uma entidade comum e, não raras vezes, de etiologia multifatorial.


Ocorre normalmente em indivíduos saudáveis, na sequência de traumatismo, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas ou infecções. A acumulação de cálcio intracelular, a ativação de proteases e lipases, a produção de radicais livres e a infiltração por células inflamatórias são alguns dos processos responsáveis pela necrose muscular. Para o estabelecimento de uma insuficiência renal aguda (IRA) mioglobinurica concorrem dois factores: a libertação de mioglobina pelo tecido muscular esquelético e a existência de um estado de hipovolemia/diminuição da perfusão renal. As alterações electrolíticas (hipercaliemia, hipocalcemia e acidose metabólica), agravadas ou não pela IRA, são das principais complicações desta entidade.


O diagnóstico de rabdomiólise é laboratorial e assenta na determinação da atividade da creatina-fosfoquinase e na presença de mioglobinúria.

A abordagem terapêutica envolve a remoção dos fatores precipitantes, o tratamento das complicações bioquímicas, a prevenção e o tratamento da IRA com o recurso a terapêutica substitutiva da função renal quando indicada.


O diagnóstico e tratamento precoces assumem particular relevância em formas “epidêmicas” de rabdomiólise (e. g. pós-terramotos), complicadas frequentemente por IRA. Neste contexto o rápido acesso aos equipamentos e recursos humanos associados à diálise pode estar comprometido e medidas gerais, como uma hidratação precoce e vigorosa associada ou não a uma diurese alcalina forçada, podem obviar a morbilidade e mortalidade associadas ao desenvolvimento desta complicação.


Esta síndrome é reconhecida há milhares de anos. É clássica a referência na Bíblia à praga sofrida pelos Hebreus,durante o exôdo do Egito, após o consumo de codornizes (coturnismo)

As primeiras referências clínicas à rabdomiólise surgem na literatura médica alemã, com a referência à doença de Meyer Betz caracterizada pela tríade dor, fraqueza muscular e urina castanha.

Já a primeira associação causal entre rabdomiólise, na altura designada por crush syndrome, e IRA foi efetuada por Bywaters e Beall, médicos do Hammersmith Hospital em Londres, durante os bombardeamentos aéreos da capital inglesa, na II Guerra Mundial.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL





Comentários