Trombocitopenia grave após a infecção pelo vírus Zika

Artigo CDC

Guadalupe 2016 : Severa Trombocitopenia após a infecção pelo vírus Zika :

Distúrbio da Coagulação




Desde o início do atual surto de Zika nas Américas até novembro de 2016, nove pacientes apresentaram uma grave trombocitopenia associada ao vírus Zika (1 no Suriname, 4 na Colômbia, 2 em Porto Rico, e 2 na Martinica. Relatamos informações para estes 9 pacientes-casos e os 7 pacientes analisados ​​em Guadalupe. 



Os 16 pacientes tinham características semelhantes. Em primeiro lugar, todos tinham trombocitopenia grave e profunda (contagem de plaquetas 

No geral, apesar da gravidade da trombocitopenia, o resultado era geralmente favorável após o tratamento com esteróides convencionais. Entre os 4 pacientes que morreram, apenas 1 paciente tinha isoladamente trombocitopenia; este paciente morreu de complicações hemorrágicas. Os outros 3 pacientes tinham vários sinais sistêmicos e sintomas de trombocitopenia; em apenas um paciente a trombocitopenia foi a causa direta da morte .

Para os 7 pacientes em Guadalupe, fomos capazes de excluir todos as outros principais causas de trombocitopenia grave , especialmente a infecção por DENV. Porque todos os 7 pacientes ainda tiveram um resultado RT-PCR positivos para o vírus Zika na urina quando a trombocitopenia foi diagnosticada, é razoável supor que a ITP era secundária à infecção do vírus Zika. Como relatado por outros vírus, a ITP associada ao vírus Zika pode resultar da estimulação do sistema imunitário, que normalmente diminui após depuração da replicação viral. 

Em conclusão, a trombocitopenia é uma complicação rara da infecção pelo vírus Zika.

Nossas observações sugerem fortemente uma relação causal entre a infecção pelo vírus Zika e ITP. Portanto, o vírus Zika deve ser incluído na lista de vírus que podem desencadear trombocitopenia grave imuno-mediada.

NOTA:Trombocitopenia é o nome dado a toda e qualquer condição de saúde relacionada a uma baixa quantidade de plaquetas no sangue – também chamadas de trombócitos. As plaquetas possuem papel fundamental para a coagulação sanguínea.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
FONTE:
https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/23/4/16-1967_article





Comentários