Aumento do número de casos de Malária no Brasil

Prefeitura de Araguatins emite Comunicado sobre ocorrência de malária no município



A prefeitura municipal de Araguatins por meio da secretaria municipal de saúde emite comunicado à população à respeito da ocorrência de malária no município.




ESTADO DO TOCANTINS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUATINS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIÓLOGICA

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica do Município de Araguatins,“COMUNICA” a toda população “OCORRÊNCIA DE MALÁRIA” do tipo Plasmodium vivax que é a forma mais leve da doença.


A Secretária Municipal de Saúde a Dra, Edina Veloso instituiu uma equipe técnica do Município que já estar monitorando e investigando a origem do local provável da infecção desses pacientes, até o momento foram 20 (vinte) casos suspeitos notificados entre os dias 11 e 16 de janeiro deste ano, desses, 09 (nove) foram confirmados, 11 (onze) descartados,dos 09(nove) confirmados, 02 (dois) foram importados do Estado do Pará, já os outros 07 (sete), foram concluídos como casos infectados em Araguatins oriundos  02 (dois) casos do Pará conforme acima citado.

ARAGUATINS malária no município 
              *LPI – Local Provável de Infecção.



Considera se casos suspeito toda pessoa que seja residente ou que tenha se deslocado para área onde haja transmissão de malária como (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Roraima e Rondônia), incluindo, o Tocantins nos 30 dias anteriores à data dos primeiros sintomas, e que apresente febre acompanhada ou não dos seguintes sintomas: dor de cabeça, calafrios, sudorese, tremores, cansaço e dor muscular, devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo ou o Hospital Municipal.

Todos os casos estão sendo acompanhados e tratados conforme o protocolo do Ministério da Saúde.


Algumas ações já foram desencadeadas:


  • Notificação e investigação epidemiológica; 
  • Busca ativa e coleta de dados para triagem epidemiológica de casos sintomáticos febris, bem como, detecção de assintomáticos que estiveram emáreas de infecção; 
  • Mapeamento dos casos confirmados; 
  • Monitoramento diário de todos os casos confirmados; 
  • Providenciar estoque de medicamento, Insumos, materiais e equipamentos para o controle vetorial; 
  • Realização de borrifação residual intra domiciliar; 
  • Boletim Diário informativo. 

Fonte

Prefeitura de Araguatins 


Araguatins   



Histórico

Araguatins teve como primeiros moradores, a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 09 de juho de 1968, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará. Em um certo dia, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local no qual pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. Somente no ano de 1943 passou a ser chamada de Araguatins, onde nasceu da junção dos dois grandes rios que fazem confluência na região, o Araguaia e Tocantins. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás.


Aspectos Gerais

O município de Araguatins fica localizado na Região conhecida como Bico do Papagaio (extremo norte do Tocantins). Seus limites são ao Norte: com São Sebastião do Tocantins e Buriti do Tocantins; Leste: com Itaguatins, Axixá e Augustinópolis; Oeste: com o Estado do Pará; Sul: com Ananás e São Bento. O acesso rodoviário pode ser feito pela BR-153 até Darcinópolis, em seguida pela TO-134 até a BR-230 (Transamazônica), e daí até a cidade. Localiza-se na microrregião do Bico do Papagaio, estando a uma altitude de 103 metros, situada às margens do rio Araguaia. É uma cidade hospitaleira, com tendência à pratica do ecoturismo com várias ilhas, paredões, cachoeiras e praias.

A Ilha de São Vicente fica localizada bem à frente do cais do porto em nossa cidade, possui 586 alqueires, equivalente a 2.851 hectares de terra. Na margem direita descendo o Rio Araguaia, avistamos um imenso paredão de aproximadamente 20 metros de altura, conhecido como Paredão do Nego Velho, que abriga no seu topo imensas árvores da flora amazônica, minando água cristalina das pedras, excelente local para a prática de alpinismo e escalada. O local recebe esta denominação devido a uma antiga lenda de um cavaleiro solitário.

Percorrendo uma trilha a 20 km do distrito da Macaúba a 32 km de Araguatins, encontramos a belíssima cachoeira no rio São Martinho, com 4 metros de queda d'água que deságua numa piscina de água cristalina, excelente local para a prática de canoagem e caiaque. Localizada a 1 km do final da Ilha de São Bento encontra-se um imenso pedrau que forma a belíssima corredeira do Rio Araguaia, excelente para a prática esportiva de canoagem e caiaque, a travessia de barco pela cachoeira somente deve ser feita por pilotos profissionais que conhecem o canal de passagem. Percurso de aproximadamente 45 minutos de lancha saindo do porto de Araguatins.

A praia de São Raimundo está localizada na Ilha de São Vicente e tem aproximadamente 5 km de extensão, situada a frente do Povoado de São Raimundo, do Município de Brejo Grande-PA. O atrativo é temporário com alta temporada em julho com a montagem da estrutura para receber visitantes. O acesso é feito em barco a motor pelo Porto de Araguatins, descendo rio abaixo, num percurso de uma hora de duração. A praia fica a 6 km da cidade. A característica de todas as praias banhadas pelo Rio Araguaia são suas areias finíssimas e brancas. A vegetação amazônica à sua volta proporciona um bonito panorama.

Na margem esquerda do Rio Araguaia encontra-se a Ilha da Sapucaia areias finíssimas e brancas, vegetação amazônica, belíssima panorama do Rio. Bastante explorada para acampamentos de famílias mesmo fora de temporada. Aproximadamente 10 km a extensão da praia. O percurso dura em torno de 1h 45 minutos de barco a motor partindo-se do Porto de Araguatins, descendo o rio. Possui também a praia do Noronha, situada na margem esquerda do Rio Araguaia, em frente à Ilha de São Vicente, percurso de aproximadamente 30 min de barco a motor. Excelente local para pesca esportiva e acampamento devido à presença de uma belíssima flora, areias finas e brancas. Logo abaixo, encontramos mais um local bom para a realização de pesca esportiva. E por último a praia da Ponta que é a praia oficial da temporada em Araguatins, sendo a mais frequentada pelos turistas devido a sua imensa beleza natural, banhada pelo Rio Araguaia e cercada de grandes árvores da Floresta Amazônica. A junção desses elementos com fauna da região montada atrai turistas do país inteiro. O atrativo é temporário. Sua temporada recebe a melhor infra-estrutura para visitação, o período é de junho a agosto, com montagem de área para camping, bares e restaurantes, comércio, telefonia pública, além de policiamento e serviço de saúde 24h. O percurso é feito em barco a motor, em 05 minutos de duração partindo-se do Porto de Araguatins. Além do potencial turístico, o município de Araguatins possui um enorme número de assentamentos localizado em toda a sua extensão rural, sendo que nestes 29 Assentamentos estão assentadas 1.879 famílias, onde juntas fomentam o desenvolvimento da agricultura familiar.



Aumento do número de casos de Malária no Brasil

Rating: 4.5
out of 5

based on 1 reviews.

Comentários