Ceará : sobe para cinco os casos suspeitos de Mialgia Aguda com mioglobinúria a esclarecer - Idiopática

 Secretaria da Saúde do Estado do Ceará 



Mioglobinúria. Quando há uma lise de um músculo que é rico em mioglobina,ela pode adentrar na corrente sanguínea, e pode se depositar nos glomérulos (responsável pela filtração renal) deixando a urina escura, com grave lesão renal.


Rabdomiólise é a quebra (lise) rápida de músculo esquelético (rabdomio) devido à lesão no tecido muscular. A lesão muscular pode ser causada por fatores físicos, químicos ou biológicos. A destruição do músculo leva à libertação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; alguns dos quais, como a mioglobina (uma proteína), são lesivos para os rins, podendo causar insuficiência renal aguda. Seus primeiros sinais e sintomas podem incluir mialgias, fraqueza muscular e o escurecimento da urina.



Cenário Atual 


No estado do Ceará, de 5 a 19 de janeiro de 2017, foram notificados cinco casos suspeitos de "Mialgia Aguda a esclarecer", sendo dois do sexo masculino e três do sexo feminino. Destes, três são do município de Fortaleza, um é residente de Salvador – Bahia e outro residente de São Paulo. Os acometidos apresentaram os seguintes sinais e sintomas: dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores, mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho), elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP). Não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. Foi realizada coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial e diferencial (leptospirose, dengue e hepatite). As secretarias de saúde do Estado e do município de Fortaleza estão monitorando a ocorrência e a investigaram todos os casos com objetivo de esclarecer a etiologia de tal evento considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia.



Editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL

Ver nota técnica na íntegra




Item Reviewed: Ceará : sobe para cinco os casos suspeitos de Mialgia Aguda com mioglobinúria a esclarecer - Idiopática
Rating: 5
Reviewed By: Mário Augusto

Comentários