Critérios diagnósticos para definir doença de Haff


A Doença de Haff foi descrita pela primeira vez na região do Báltico em 1924. Nos nove anos seguintes, cerca de mil pessoas também foram afetadas na região.

Desde então, a doença tem sido relatada em vários países, incluindo a Suécia, a antiga União Soviética, os Estados Unidos, Brasil e China.

Nos relatórios médicos publicados, os critérios diagnósticos para a Doença de Haff são baseados na história e nos sintomas que podem variar. Em geral, foi utilizado e preconizado os seguintes critérios  para definir a doença de Haff : 



  • Mialgia inexplicada 
  • Rabdomiólise( é caracterizada pela desintegração das fibras musculares estriadas e o conteúdo intracelular sendo excretado no sistema circulatório. A  mioglobina liberada obstrui os túbulos renais causando um quadro de insuficiência renal aguda. Os sintomas físicos da rabdomiólise incluem dor muscular profunda e fraqueza, inchaço, rigidez, cãibras e urina, por vezes, cor de chá -escura ) com um nível de 
  • creatinofosfoquinase sérica (CPK) marcadamente elevada ( aumento de cinco vezes ou mais do nível normal) 
  • Histórico de consumo de frutos do mar cozidos dentro de 24h do início dos sintomas. ( Consumo de lagostas,Salmão do Atlântico,Peixe buffalo,Pomfret (Colossoma brachypomum), Peixes( pacu ,Tambaqui(Colossoma macropomum) , pirapitinga), burbot, enguia de água doce . peixe branco,lagostins,silver dollar,  pompano de água doce,lagostim vermelho do pântano,olho de boi,badejo.

Red swamp crayfish (Procambarus clarkii)- lagostim vermelho do pântano -Doença de Haff na China e USA (5)



Como resultado da mioglobinúria, a urina pode ficar vermelha ou marrom. A mioglobina resultante da ruptura do músculo esquelético pode causar lesão renal aguda.Em apresentações mais leves, os sintomas gastrointestinais também ocorrem às vezes levando a diagnóstico tardio ou não .



A causa da doença de Haff permanece obscura no momento


Suspeita-se que seja causada por uma toxina termicamente estável que se acumula no alimento implicado.


"A doença de Haff deve ser considerada como causa da rabdomiólise em todo o paciente com histórico de ingestão de peixe de água doce nas 24 horas antes do início dos sintomas, em pacientes com alterações nos valores laboratoriais de marcadores de necrose muscular (1)"




"Ainda não foram identificadas a toxina, nem todas espécies de peixes associadas com o desenvolvimento da doença de Haff, mas parece que a espécie Mylossoma duriventre é uma das associadas com a doença de Haff no Brasil, sendo este o segundo relato que liga a ingestão de peixes dessa espécie à doença de Haff." (1)

Pacu  Manteiga- Mylossoma duriventre (6)



"A Doença Haff é uma síndrome rara de mialgia inexplicada e rabdomiólise que ocorre dentro de 24 h após o consumo de certos tipos de peixe cozido ou crustáceos.Ela é causada por uma toxina estável ao calor ainda não identificada" (2)


Período médio de incubação 


"Casos de doença de Haff, uma síndrome de mialgia grave e rabdomiólise, foram relatados após comer peixe cozido na Europa e nos EUA. Em média,após 8 horas da ingesta alimentar, as manifestações mais comuns foram: vômitos, mialgia, rigidez muscular, dor torácica simulando infarto do miocárdio, diaforese, dispneia e urina castanha, indicando mioglobinúria. A maioria dos pacientes ficaram recuperados no período de 2 a 5 dias." (3)

"Na China em 2009 com base no tempo até o início da doença em relação ao consumo das refeições suspeitas, o período médio de incubação da doença foi estimado em 7 h (intervalo: 10 min a 41,5 h).

Sintomas

Em um surto ocorrido em 2009, na China os sintomas mais comuns foram: fadiga (45 pacientes, 83,3%), mialgia (41pacientes, 75,9%), náusea (34 pacientes, 63,0%) e dor abdominal (34 pacientes, 63,0%). Outros sintomas foram boca seca (25 pacientes, 46,3%), vômitos (25 pacientes, 46,3%), diarreia (18 pacientes, 33,3%), tontura (18 pacientes, 33,3%) e cefaléia (12 pacientes, 22,2%). " (4)


Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lng=es&tlng=es&pid=S0103-507X2013000400348 (1)
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5198553/  (2)
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25978748  (3)
http://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-13-447 (4)
http://www.cfs.gov.hk/english/programme/programme_rafs/programme_rafs_fci_02_05.html (5)
http://www.fishbase.org/photos/ThumbnailsSummary.php?Genus=Mylossoma&Species=duriventre (6)



Item Reviewed: Critérios diagnósticos para definir doença de Haff
Rating: 5
Reviewed By: AR NEWS

Comentários