Índia : Casos de Chikungunya em recém-nascidos e o risco de encefalite

Índia: Gestantes infectadas com chikungunya têm maior risco de aborto e as crianças recém-nascidas encefalite



Nos últimos três meses o Hospital Bai Jerbai Wadia ,uma das maiores instalações de tratamento para crianças na cidade, relatou quatro casos de chikungunya em recém-nascidos. Pelo menos cinco desses casos foram relatados em toda a cidade.

A infecção é muito rara em recém-nascidos, razão pela qual muitos dos casos não foram detectados na primeira vez, disseram os médicos. Eles disseram que os bebês podem ter contraído a infecção de suas mães, que carregavam a infecção durante a gravidez. O efeito da doença sobre os recém-nascidos é muito mais grave do que nos adultos, advertiram os médicos.

"Depois que os recém-nascidos foram diagnosticados, descobrimos que as mães tiveram febre, dores articulares e musculares durante a gravidez. Em um dos casos, o teste de PCR da mãe (reação em cadeia da polimerase) foi positivo ", disse a Dra. Neha Mehta, que trata as crianças no Hospital Wadia. Um teste de PCR, no qual secções selecionadas de DNA ou RNA são submetidas a análise, e são usadas para detectar várias infecções, incluindo chikungunya.


Chikungunya é uma infecção viral transmitida aos seres humanos por mosquitos que também transmitem doenças como dengue e febre amarela. Embora os sintomas sejam fáceis de detectar em adultos, eles são difíceis de detectar em bebês, disseram os médicos. No entanto, os médicos disseram que em todos os casos, as crianças tinham peculiar hiperpigmentação em torno de sua boca e nariz. "A erupção cutânea como hiper pigmentação é sugestiva de infecção chikungunya", disse um médico do departamento de neonatologia LTMG do Sion Hospital.

"Esses bebês estavam chorando continuamente, tinham febre prolongada e respiração pesada. Uma vez que descartamos a infecção bacteriana, fizemos o teste de PCR para chikungunya e os resultados foram positivos ", disse o Dr. Mehta. Ela acrescentou que todos os casos foram de Mumbai, o que mostra que a transmissão de chikungunya está ativo na cidade.


Um bebê de seis dias de idade no Hospital Surya em Santa Cruz tinha inchaço articular, convulsões e difícil respiração . Um exame de seu líquido cerebral sugeriu que ele desenvolveu encefalite - inflamação do cérebro.


Dr Sudha Rao, endocrinologista pediátrica no Hospital Wadia, disse que o aumento do número de casos este ano, tanto em adultos e em recém-nascidos, poderia significar que havia uma estirpe diferente do vírus chikungunya, mas isso precisava ser confirmado.

Os médicos alertaram que a infecção pelo chikungunya em recém-nascidos pode causar problemas muito mais graves do que nos adultos e que não há cura para a doença. Não existem medicamentos anti-virais disponíveis para curar infecções por chikungunya e apenas os sintomas da infecção podem ser tratados.

"A infecção por Chikungunya em crianças poderia levar a problemas no desenvolvimento do cérebro e graves problemas respiratórios", disse o Dr. Bhupendra Avasthi no Hospital Surya.

Estudos têm mostrado que as mulheres que estão infectadas com o vírus chikungunya durante a gravidez também têm um maior risco de aborto, acrescentou.

Traduzido e editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL
Fonte:
http://www.hindustantimes.com/mumbai-news/chikungunya-in-newborns-has-mumbai-doctors-worried/story-1JfMqutIWbSkQI6ooUbhAN.html

Comentários