Os primatas não-humanos albergam uma grande gama de vírus e bactérias

macaco
Principais Doenças de Primatas Não-Humanos


INTRODUÇÃO


Em virtude da proximidade evolutiva e das características filogenéticas semelhantes ao homem, os primatas não-humanos constituem valiosos ‘reagentes biológicos’ nas pesquisas e a sua utilização ocorre desde 1884, com os estudos de Pasteur. São considerados animais nobres (não-convencionais) em pesquisas, sendo o seu uso restrito e, portanto, utilizados apenas quando não há possibilidades de se obter resultados satisfatórios a partir de animais de laboratório criados para essa finalidade, tais como os roedores e os lagomorfos. 

Os primatas não-humanos são transmissores em potencial de diversas doenças e o seu convívio com o ser humano é extremamente arriscado, visto que albergam uma grande gama de vírus e bactérias e são altamente susceptíveis a infecções comuns ao homem. Por esse motivo, os símios representam modelos adequados para experimentações científicas, simulando de forma satisfatória o curso patogênico de diversas doenças que afetam o homem.


 Dessa forma, por serem animais considerados de alto risco biológico, o controle ambiental do local onde se encontram os animais é de grande importância, devendo ser adequado a cada espécie de primata. Temperatura, umidade e iluminação são fatores que devem ser cuidadosamente observados. Além disso, as medidas de biossegurança devem ser altamente rigorosas, já que o estresse do animal pode facilitar o surgimento de diversas doenças, comprometendo toda a colônia, assim como a saúde dos seres humanos. A seguir, são apresentadas algumas doenças que acometem primatas não-humanos e descritas aquelas de maior relevância, pelo fato de aparecerem com maior freqüência em um Centro de Criação e Produção.



DOENÇAS DE MAIOR RELEVÂNCIA PARA OS PRIMATAS NÃO-HUMANOS 

DOENÇAS VIRAIS


Febres Hemorrágicas- Marburg, Ebola, Febre hemorrágica símia, Febre amarela, Dengue

Herpesvírus- Herpes B, Herpesvirus saimiri, Epstein-barr, Cytomegalovirus

Hepatites Virais -Hepatites A, B, C, D, E e Hepatite em Callithrichidae 

Retrovírus- Oncovírus tipos B, C e D, Lentivírus 

Poxvírus -Monkey pox

Paramyxovirus- Sarampo, Influenza (gripe), SV5, SV41 

Picornavírus -Poliomielite, Coxsackie, Rhinoviruse 

Togavirus -Rubéola 

Rhabdovirus -Raiva, Estomatite vesicular


Editado pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original e o blog ALAGOAS REAL

Texto de  Márcia Cristina Ribeiro Andrade
http://books.scielo.org/id/sfwtj/pdf/andrade-9788575413869-22.pdf

Comentários