Quais doenças podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes ?



Os mosquitos Aedes são vetores significativos de várias doenças humanas, pois podem transmitir uma variedade de patógenos que são responsáveis ​​pela substancial morbidade humana, sofrimento e mortalidade. O gênero foi descrito inicialmente por um entomologista alemão Johann Wilhelm Meigen, e o nome foi derivado da palavra grega que significa "desagradável" ou "detestável".


  • Transmissão de doenças características da espécie Aedes : Febre Amarela,vírus da dengue ,chikungunya, Encefalite Equina Venezuelana (VEE), vírus do Nilo Ocidental ,nematódeos da filariose do gênero Dirofilara, Encefalite japonesa, o vírus da febre do vale do Rift, encefalite equina, Zika, Onchocercidae,Brugia malayi,vírus La Crosse.


Esses mosquitos foram submetidos com sucesso a um processo de domesticação (isto é, reprodução em territórios ocupados pelo homem), o que resultou na habilidade do gênero Aedes (mas também de outros gêneros de mosquitos) de se reproduzir perto de humanos e se alimentar de sangue humano. Seu comportamento agressivo picando torna uma ameaça séria durante atividades ao ar livre, e um veículo abundante para a transmissão de doenças graves.




Biologia e distribuição de mosquitos Aedes


Os mosquitos Aedes são considerados de alto potencial invasivo, já que seus ovos são capazes de suportar longos transportes e dessecação por muitos meses. Os ovos são geralmente de forma preta e ovóide, colocados isoladamente em substratos úmidos e capazes de entrar na diapausa (isto é, um período de crescimento suspenso).




Embora algumas espécies de Aedes sejam conhecidas por se reproduzirem em piscinas , solo e em pântanos, um número adicional deles (espécies subtropicais) é encontrado em habitats  naturais, como buracos de árvores,  folhas, tocos de bambu e "piscinas feitas pelo homem, tais como latas, potes de armazenamento de água e pneus.


A variedade de mosquitos Aedes se estende globalmente para áreas do norte e do Ártico, onde podem ser extremamente mordedores e graves pragas para humanos e gado. Devido ao comércio humano e viagens eles se espalharam com sucesso a partir de suas florestas tropicais nativas da Ásia para praticamente todos os continentes - com exceção da Antártida.




Transmissão de doenças características da espécie


O Aedes aegypti é uma espécie conhecida por transmitir vírus que causam febres tropicais como a Febre Amarela, vírus da dengue e vírus chikungunya. É também sugerido como um possível vetor do vírus da Encefalite Equina Venezuelana (VEE), enquanto que diferentes estudos de competência de vetores demonstraram a capacidade do Aedes aegypti de transmitir o vírus do Nilo Ocidental .

O vírus Zika, um patógeno emergente ligado à microcefalia em lactentes, também foi isolado de mosquitos Aedes aegypti coletados no campo. Estudos adicionais no laboratório mostraram a propensão desta espécie de mosquito para a transmissão do vírus Zika, sendo assim considerada um vetor para esta doença.


O Aedes albopictus tem um papel na transmissão do vírus da dengue, do vírus chikungunya e dos nematódeos da filariose do gênero Dirofilara. É também considerado um vetor competente para pelo menos 22 outros arbovírus - entre eles o vírus da febre amarela, o vírus do Nilo Ocidental, o vírus da encefalite japonesa, o vírus da febre do vale do Rift, os vírus da encefalite equina e até mesmo o vírus Zika.
Quais doenças os mosquitos Aedes pode transmitir ?

Aedes japonicus, a terceira espécie de mosquito invasivo relatada na Europa, foi identificada como um vetor competente do vírus do Nilo Ocidental por estudos experimentais, mas também para o vírus La Crosse e o vírus da encefalite japonesa. Este mosquito também é capaz de transmitir chikungunya e dengue, mas com menos sucesso quando comparado com as duas espécies acima mencionadas.


Aedes koreicus provou ser um transmissor eficaz do vírus da encefalite japonesa e Dirofilaria immitis, mas também tem capacidade intermediária para transmitir um nematóide Brugia malayi é uma espécie de nematódeo da família Onchocercidae. São parasitos de mamíferos, incluindo os humanos, causando a dirofilariose linfática) aos seres humanos.

Outras espécies de Aedes


Aedes triseriatus



O Aedes triseriatus, é um vetor conhecido do vírus La Crosse. 

O Aedes togoi é um vetor menor da filariose brugiana.


Em conclusão, de mais de 700 espécies de Aedes atualmente descritas, apenas uma fração delas são vetores comprovados de arbovírus e outros patógenos. No entanto, a inter-relação entre o tipo, número e competência destes mosquitos e transmissão da doença necessita de maior esclarecimento, a fim de implementar medidas adequadas de controle de vetores e reduzir a carga de doença associada.


Editado e traduzido pelo Blog

Se copiar é obrigatório citar o link !
Fontes:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4001467/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4109175/
ecdc.europa.eu/.../aedes-aegypti.aspx
ecdc.europa.eu/.../aedes-albopictus.aspx
ecdc.europa.eu/.../aedes-japonicus.aspx
www.cdph.ca.gov/.../Aedes-albopictus-and-Aedes-aegypti-Mosquitoes.aspx
Service M. Medical Entomology for Students, Fourth Edition. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2008; pp. 55-58.
http://www.news-medical.net/health/What-can-Aedes-mosquitoes-transmit.aspx


Reviewed Quais doenças podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes ? by:

Maga on



Rating:

(5 out of 5)

Comentários