MT em alerta : Armadilhas para mosquitos após morte de macaco por Febre Amarela


       Exame confirma morte de macaco por febre amarela



Macaco morto por febre amarela em São José do Povo


Após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela, 10 armadilhas foram colocadas no Assentamento Padre Josino, em São José do Povo, a 268 km de Cuiabá. Segundo as autoridades locais, as armadilhas foram colocadas para tentar capturar o mosquito transmissor que será analisado em laboratório pra saber se está infectado com o vírus da febre amarela. Representantes de quatro municípios da região sudeste já definiram as estratégias de monitoramento da doença.(G1)


Técnicos do Escritório Regional de Saúde em Rondonópolis se reuniram na tarde desta quinta-feira (27.04) com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município para discutir ações em conjunto a partir da confirmação que um macaco encontrado morto há cerca de 40 dias na zona rural de São José do Povo (a 268 km de Cuiabá) estava contaminado com o vírus da febre amarela, conforme apontaram exames laboratoriais. O principal objetivo da reunião foi o de prestar mais informações e tranquilizar a população, já que Mato Grosso, diferentemente de outras regiões do país, não vem apresentando surtos da doença.


Prefeitura disponibilizará 40 mil doses de vacina contra a febre amarela

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Flávia Guimarães, o diagnóstico feito em um macaco e que confirmou o vírus da febre amarela, serve, entretanto, de alerta, pois indica a circulação do vírus. E este fato reforça a necessidade de um trabalho conjunto entre a vigilância do estado com a dos municípios, trabalhando no monitoramento, bloqueios e cobertura vacinal. (saude.mt.gov.br)


MT em alerta : Armadilhas para mosquitos após morte de macaco por Febre Amarela
on
Exame confirma morte de macaco por febre amarela
Rating: 1

Comentários