4/02/2017

Uma plataforma de diagnóstico ( app ) baseada em smartphones para detecção rápida de vírus Zika, chikungunya e dengue

Criado app capaz de detectar infecções por vírus transmitidas por artrópodes, incluindo Zika, dengue e chikungunya,em até 30 minutos.

APP : Detecção de Zika,chikungunya e Dengue vírus habilitada para smartphones. 


O atual surto de ZIKV ( Zika Vírus) destacou as principais limitações das tecnologias de diagnóstico existentes. O fato de que infecções com Zika, dengue e chikungunya produzem sintomas semelhantes, incluindo febre, erupção cutânea e dor nas articulações, complica ainda mais o diagnóstico diferencial. Os testes atuais de amplificação de ácido nucleico e sorologia são conduzidos em sangue ou outros fluidos corporais como urina, saliva e sêmen, e esses testes requerem técnicos qualificadas para extrair, preparar e carregar amostras em instrumentos analíticos complexos


As infecções por vírus transmitidas por artrópodes, incluindo Zika, dengue e chikungunya, estão em ascensão globalmente. O vírus Dengue (DENV) e o vírus chikungunya (CHIKV) já estão estabelecidos na maioria das regiões tropicais, enquanto o vírus Zika (ZIKV) está se espalhando rapidamente pela América Central e do Sul. 


O ZIKV, como DENV, é um membro emergente transmitido por mosquito da família Flaviviridae . Desde sua descoberta em 1947, acredita-se que o ZIKV causou apenas doenças leves, mas o surto de 2015 no Brasil revelou uma ligação entre o vírus e anormalidades fetais graves, incluindo microcefalia, cegueira congênita e restrição de crescimento fetal, coletivamente referida como síndrome congênita da Zika . Mais recentemente, o ZIKV tem sido associado ao distúrbio neurológico de Guillain-Barré  , que pode atingir indivíduos em qualquer idade, deixando muitos grupos populacionais em maior risco se infectados. Enquanto a maioria dos arbovírus  se espalham exclusivamente entre o vetor eo hospedeiro,o  ZIKV tem a capacidade de se espalhar através de fluidos corporais, incluindo sangue, saliva, sêmen e urina  ; Isso pode ajudar o vírus a se espalhar mais rapidamente do que se pensava anteriormente.  A maioria dos indivíduos infectados permanecem assintomáticos, o que apresenta desafios adicionais para limitar a propagação do vírus. Como o vírus fez o seu caminho para os Estados Unidos e se espalhou entre populações humanas e mosquitos, a necessidade de diagnóstico rápido e de baixo custo é ainda maior.


Um grupo norte-americano de pesquisadores desenvolveu uma maneira fácil e rápida de realizar testes para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A “LAMP Box”, que pode ser operada pelo celular e custa menos de 100 dólares, é capaz de fornecer um diagnóstico preciso de dengue, Zika e chikungunya em até 30 minutos. O estudo que traz detalhes do desenvolvimento do aplicativo foi publicado no jornal Scientific Reports.


Testes de laboratório para doenças virais costumam ser complexos, por demandarem a análise de material genético dos pacientes. A tarefa consiste basicamente no aquecimento e resfriamento repetido das amostras coletadas em uma máquina. Isso cria condições para que o vírus se replique e seja identificado por seu DNA ou RNA. Para isso, costumam ser utilizados fluorímetros, marcadores bastante caros que acusam a presença do material genético viral. O processo descrito tem o nome de reação em cadeia da polimerase, e explica o tempo que o exame costuma levar para ficar pronto no mínimo em alguns dias.


Traduzido e Editado
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS
História Fonte
http://www.nature.com/articles/srep44778

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faça seu comentário