Por que a terapia de Constelações Familiares é incompatível com a fé Católica ?

Influência familiar não significa estar acorrentado ao passado!

Influência familiar não significa estar acorrentado ao passado!




O Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias, ungido, do heb. משיח "Mashiach") é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.



Bert Hellinger é um ex-padre que se tornou interessado em psicanálise e, em seguida, foi embebido em toda a panóplia de psicoterapias.



Muitas pessoas migram para esta "terapia" acreditando que é alguma técnica profissional de psicologia ou psiquiatria mas na verdade é uma prática sem base científica e pertence à Nova Era.



"Esta revisão sistemática não encontrou estudos clínicos publicados que forneçam níveis e evidências confiáveis para considerar a TCF (Terapia das constelações familiares) como uma psicoterapia com efetividade comprovada . O criador relatou 25 casos desta modalidade terapêutica sem a descrição metodológica e por que ele considera essa amostra como significativa.


A falta de evidências clínicas e a pouca disponibilidade de referências bibliográficas (note que 90% dos livros publicados citam a obra do mesmo autor) . Os próprios livros de Bert Hellinger nos impedem de considerar a TCF como uma psicoterapia de corte clínico .



Com base nestes resultados, não é recomendável usar a TCF por qualquer motivo dentro do ambiente de saúde. A TCF não pertence a Psicologia Clínica. Ela não deve ser confundida por utilizar o termo sistêmico em "constelação familiar", com a terapia clínica comumente usada no campo da família,   ( Terapia de Casal ). Cada paciente que procure a TCF deve ser avisado pelo seu praticante sobre essa diferença.





Esta pseudo psicoterapia é uma suposta "solução sistemática" criada por Bert Hellinger. 


Este método funciona em aproximadamente 25 países e é realizado por diferentes profissionais que aplicam em grupos familiares.

Em suas mais recentes declarações ele acrescentou "espirituais" para as "constelações familiares" e refere-se a Deus, identificado apenas com uma força cósmica da maneira oriental e não o Deus pessoal das religiões monoteístas ".

Assim, a própria noção de reconhecer o fato de não saber como ela funciona e incorporar o viver de experiências subjetivas, afasta ela por completo do mundo da psiquiatria


Os organismos profissionais começam a declarar e qualificar seu método de não testado e portanto não confiável, e até mesmo uma de suas criaturas a International Systemic Constallations Association ,rompeu com ele.


No sistema encontramos métodos e teorias pouco próximas aos da psicanálise. A mesma considera que "por mais idade que tivermos, cada um de nós é uma criança, e essa criança anseia acima de tudo encontrar a harmonia dentro da família ".

Este condicionamento é contraproducente em alguns tipos de psicopatia como no caso de regressões por deficiência mental, fadiga psíquica ou frustrações e fracassos.

O indivíduo passa por quatro estágios na infância, que marcarão o desenvolvimento de sua personalidade. Para os adultos, o fato de permanecer em qualquer fase desse desenvolvimento inicial, representa imaturidade emocional.

Além disso, afirmam seus "profissionais" que as "constelações familiares oferecem aos participantes a oportunidade de se libertar das obrigações inconscientes que são passadas de geração em geração, iniciando assim um processo de cura profunda."

Algo incompatível com o tratamento "subjetivo" e de desenvolvimento da personalidade do paciente, pois o paciente é carregado com " pesadas heranças ", como uma "maldição" e faz a vítima se sentir ainda mais culpada.


Se unem a essa pseudoterapia as técnicas : de interpretação dos significados, da prática terapêutica e a da teoria de que é responsável por fundamentar a sua legitimidade 


Por isso e muito mais ela é um sistema da New Age (Nova Era) de uma suposta auto-ajuda que combina terapias psicológicas de condicionamento comportamental com meditação, energias e outras pseudociências.

Se tudo acabasse aqui, não passaria de ser uma nova técnica experimental, apesar de sua semelhança com algumas práticas a olhos vistos, que são utilizadas pela seita da Cientologia .

Finalmente, podemos reafirmar que "constelações familiares" se trata de um grupo com comportamento e conduta sectária do movimento da NEW AGE ( NOVA ERA) .



Constelações Familiares, uma estranha mistura de psicoterapia e doutrinas Hindus : 



O resumo a seguir são dados públicos de um de seus "profissionais":



Vedanta Suravi, Psicoterapeuta com mais de 14 anos de experiência internacional, que viveu e trabalhou na Índia, Argentina, EUA e Inglaterra. É formada em Constelações Familiares com Bert Hellinger. Treinada e formada pelo Dr. Bertold Ulsamer, (Diretor do Instituto Hellinger em Friburgo, Alemanha) e por Rakasa Lucero na Espanha. Formada em terapia Gestaltda forma, P.N.L, Psicologia Transpessoal e regressões.


Em 1979 conheceu Osho e, posteriormente, treinou em vários métodos de Meditações terapêuticas, Massagem, Channelling (canalização) e variados métodos de transformação de energias humanas. Recentemente, completou o curso avançado de Constelações Familiares avançadas para terapeutas com Svagito Liebermeister, Osho International Multiversity em Poona, Índia.(Osho é o líder de uma organização sectária dedicada ao yoga tântrico.)


*Pune ou Poona é uma cidade do estado de Maharashtra, na Índia.




Qual a opinião da Igreja Católica sobre terapia de constelação familiar ?



VÍDEO



Conclusão:


Certamente nós herdamos muitas coisas de nossos pais. Não só a aparência física, mas também o psicológico e espiritual. No entanto, cada pessoa, por mais que se pareca com outros de sua família, também tem diferenças. Cada ser humano é único.



A Influência familiar não significa que estamos acorrentados ao passado!


Deus nos deu liberdade para lutar e melhorar. Sozinho não podemos alcançar a libertação da alma. É por isso que Cristo veio para quebrar as cadeias do pecado ofertando a humanidade  um novo sentido no viver  . Ele não fará, se não houver nossa integração com a sua graça. Esta libertação inclui as influências negativas familiares. O processo de mudança pode ser rápido ou lento, mas com a graça e o esforço pessoal de todos nós, podemos afastar as más tendências e assim crescer na virtude. A Igreja do Cristianismo (Católica) sempre manteve esse ensinamento ".


EDITADO E TRADUZIDO
SE COPIAR É OBRIGATÓRIO CITAR O LINK DO BLOG AR NEWS


FONTES CONSULTADAS PELO BLOG AR NEWS:


Blog AR NEWS  LINK

Red Iberoamericana de Estudio de las Sectas (RIES) -A RIES é uma rede de peritos católicos sobre o fenômeno das seitas e da nova religiosidade.  - https://web.facebook.com/infories/?_rdc=1&_rdr

Catholic Net - Site com temas do catolicismo  http://es.catholic.net


REDUNE - Ajuda e assessoria sobre grupos de manipulação psicológica: Cultos,seitas,  grupos de risco para a saúde ...  
https//www.facebook.com/redune.prevencionsectaria

Colegio Oficial de Psicólogos de Cataluña - https://www.copc.cat/


MILIVUDES - orgão interministerial do governo Francês que observa e analisa o fenômeno do culto, coordena a ação preventiva e repressiva  contra o sectarismo, e informa o público sobre os riscos e perigos aos quais está exposto.  http://www.derives-sectes.gouv.fr/

TV Canção Nova - Vídeo 




Comentários