Por que a terapia de Constelações Familiares é incompatível com a fé Católica ?

Influência familiar não significa estar acorrentado ao passado!

Influência familiar não significa estar acorrentado ao passado!




O Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias, ungido, do heb. משיח "Mashiach") é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.



Bert Hellinger é um ex-padre que se tornou interessado em psicanálise e, em seguida, foi embebido em toda a panóplia de psicoterapias.



Muitas pessoas migram para esta "terapia" acreditando que é alguma técnica profissional de psicologia ou psiquiatria mas na verdade é uma prática sem base científica e pertence à Nova Era.



"Esta revisão sistemática não encontrou estudos clínicos publicados que forneçam níveis e evidências confiáveis para considerar a TCF (Terapia das constelações familiares) como uma psicoterapia com efetividade comprovada . O criador relatou 25 casos desta modalidade terapêutica sem a descrição metodológica e por que ele considera essa amostra como significativa.


A falta de evidências clínicas e a pouca disponibilidade de referências bibliográficas (note que 90% dos livros publicados citam a obra do mesmo autor) . Os próprios livros de Bert Hellinger nos impedem de considerar a TCF como uma psicoterapia de corte clínico .



Com base nestes resultados, não é recomendável usar a TCF por qualquer motivo dentro do ambiente de saúde. A TCF não pertence a Psicologia Clínica. Ela não deve ser confundida por utilizar o termo sistêmico em "constelação familiar", com a terapia clínica comumente usada no campo da família,   ( Terapia de Casal ). Cada paciente que procure a TCF deve ser avisado pelo seu praticante sobre essa diferença.





Esta pseudo psicoterapia é uma suposta "solução sistemática" criada por Bert Hellinger. 


Este método funciona em aproximadamente 25 países e é realizado por diferentes profissionais que aplicam em grupos familiares.

Em suas mais recentes declarações ele acrescentou "espirituais" para as "constelações familiares" e refere-se a Deus, identificado apenas com uma força cósmica da maneira oriental e não o Deus pessoal das religiões monoteístas ".

Assim, a própria noção de reconhecer o fato de não saber como ela funciona e incorporar o viver de experiências subjetivas, afasta ela por completo do mundo da psiquiatria


Os organismos profissionais começam a declarar e qualificar seu método de não testado e portanto não confiável, e até mesmo uma de suas criaturas a International Systemic Constallations Association ,rompeu com ele.


No sistema encontramos métodos e teorias pouco próximas aos da psicanálise. A mesma considera que "por mais idade que tivermos, cada um de nós é uma criança, e essa criança anseia acima de tudo encontrar a harmonia dentro da família ".

Este condicionamento é contraproducente em alguns tipos de psicopatia como no caso de regressões por deficiência mental, fadiga psíquica ou frustrações e fracassos.

O indivíduo passa por quatro estágios na infância, que marcarão o desenvolvimento de sua personalidade. Para os adultos, o fato de permanecer em qualquer fase desse desenvolvimento inicial, representa imaturidade emocional.

Além disso, afirmam seus "profissionais" que as "constelações familiares oferecem aos participantes a oportunidade de se libertar das obrigações inconscientes que são passadas de geração em geração, iniciando assim um processo de cura profunda."

Algo incompatível com o tratamento "subjetivo" e de desenvolvimento da personalidade do paciente, pois o paciente é carregado com " pesadas heranças ", como uma "maldição" e faz a vítima se sentir ainda mais culpada.


Se unem a essa pseudoterapia as técnicas : de interpretação dos significados, da prática terapêutica e a da teoria de que é responsável por fundamentar a sua legitimidade 


Por isso e muito mais ela é um sistema da New Age (Nova Era) de uma suposta auto-ajuda que combina terapias psicológicas de condicionamento comportamental com meditação, energias e outras pseudociências.

Se tudo acabasse aqui, não passaria de ser uma nova técnica experimental, apesar de sua semelhança com algumas práticas a olhos vistos, que são utilizadas pela seita da Cientologia .

Finalmente, podemos reafirmar que "constelações familiares" se trata de um grupo com comportamento e conduta sectária do movimento da NEW AGE ( NOVA ERA) .



Constelações Familiares, uma estranha mistura de psicoterapia e doutrinas Hindus : 



O resumo a seguir são dados públicos de um de seus "profissionais":



Vedanta Suravi, Psicoterapeuta com mais de 14 anos de experiência internacional, que viveu e trabalhou na Índia, Argentina, EUA e Inglaterra. É formada em Constelações Familiares com Bert Hellinger. Treinada e formada pelo Dr. Bertold Ulsamer, (Diretor do Instituto Hellinger em Friburgo, Alemanha) e por Rakasa Lucero na Espanha. Formada em terapia Gestaltda forma, P.N.L, Psicologia Transpessoal e regressões.


Em 1979 conheceu Osho e, posteriormente, treinou em vários métodos de Meditações terapêuticas, Massagem, Channelling (canalização) e variados métodos de transformação de energias humanas. Recentemente, completou o curso avançado de Constelações Familiares avançadas para terapeutas com Svagito Liebermeister, Osho International Multiversity em Poona, Índia.(Osho é o líder de uma organização sectária dedicada ao yoga tântrico.)


*Pune ou Poona é uma cidade do estado de Maharashtra, na Índia.




Qual a opinião da Igreja Católica sobre terapia de constelação familiar ?



VÍDEO



Conclusão:


Certamente nós herdamos muitas coisas de nossos pais. Não só a aparência física, mas também o psicológico e espiritual. No entanto, cada pessoa, por mais que se pareca com outros de sua família, também tem diferenças. Cada ser humano é único.



A Influência familiar não significa que estamos acorrentados ao passado!


Deus nos deu liberdade para lutar e melhorar. Sozinho não podemos alcançar a libertação da alma. É por isso que Cristo veio para quebrar as cadeias do pecado ofertando a humanidade  um novo sentido no viver  . Ele não fará, se não houver nossa integração com a sua graça. Esta libertação inclui as influências negativas familiares. O processo de mudança pode ser rápido ou lento, mas com a graça e o esforço pessoal de todos nós, podemos afastar as más tendências e assim crescer na virtude. A Igreja do Cristianismo (Católica) sempre manteve esse ensinamento ".


EDITADO E TRADUZIDO
SE COPIAR É OBRIGATÓRIO CITAR O LINK DO BLOG AR NEWS


FONTES CONSULTADAS PELO BLOG AR NEWS:


Blog AR NEWS  LINK

Red Iberoamericana de Estudio de las Sectas (RIES) -A RIES é uma rede de peritos católicos sobre o fenômeno das seitas e da nova religiosidade.  - https://web.facebook.com/infories/?_rdc=1&_rdr

Catholic Net - Site com temas do catolicismo  http://es.catholic.net


REDUNE - Ajuda e assessoria sobre grupos de manipulação psicológica: Cultos,seitas,  grupos de risco para a saúde ...  
https//www.facebook.com/redune.prevencionsectaria

Colegio Oficial de Psicólogos de Cataluña - https://www.copc.cat/


MILIVUDES - orgão interministerial do governo Francês que observa e analisa o fenômeno do culto, coordena a ação preventiva e repressiva  contra o sectarismo, e informa o público sobre os riscos e perigos aos quais está exposto.  http://www.derives-sectes.gouv.fr/

TV Canção Nova - Vídeo 




Comentários

Cura interior pratica antiga da RCC
Anônimo disse…
Sou pedagogo, católico, busco dia a dia ser um ser humano melhor... costumo de ano em ano ir a um mosteiro e ficar por lá uma semana,(o que mais gosto é o mosteiro Trapista em Campo do Tenente no Paraná) como também muitas outras atividades... como uma formação Cristã, baseada em PRH (escola francesa de psicologia - que tem como base a auto-análise, fundada pelo padre francês André Rochais (I.M.))...

Participo da Constelação Familiar, tive e acompanho experiências e mudança de vida espetaculares a partir dela... independente de religião, e não vejo nada de nova era...

Existe profissionais e profissionais... tem alguns videos que as pessoas levam para linhas de seitas, espiritismo e essas coisas... porém, é por parte de cada um... da mesma forma que outras metodologias, linhas da psicologia e da própria medicina são tratadas conforme o profissional.

Da qual participo só vejo amor!

E em nada nega a Deus e a Igreja, pelo contrário. Apenas respeita a todos como seres humanos únicos que somos, como um psicoterapeuta tbém o faz.

Esse Link: https://formacao.cancaonova.com/diversos/o-que-e-cura-entre-geracoes/

Da Canção Nova, "os únicos que tem a permissão" para a cura?... pura prepotência!

Alexandre - Taubaté/SP
Jonas disse…
Sangue de jesus tem poder!!!
Se liberta disso
Divas Mor disse…
Olá, sou católica praticante, canto na Igreja há 15 anos. Também sou estudiosa e adepta a leituras. Sou advogada e em breve irei iniciar minha formação em Constelação Familiar. Antes de tomar essa decisão, fui a fundo estudar como ela funciona e não tem nada de místico, nem de religiao envolvido, muito menos de Nova Era. É importante, antes de criticarmos com veemência, pesquisarmos muito, pois pode ser algo (e digo com propriedade que é) que vai ajudar muitas pessoas, assim como outras terapias.
Isso não envolve não acreditar em Jesus Cristo, nem em diminuir a nossa fé. Ele nos deu sabedoria e inteligência para pesquisarmos e desenvolvermos os nossos conhecimentos, não podemos nos conformar com a ignorância. Não precisa sair fazendo qualquer coisa que aparece, mas se algo desperta interesse, se tem eficácia transformafora como tem tido nas Constelações, basta se informar, ler, estudar e depois concluir se deve ou não fazer.
A oração nos fortalece e nos aproxima de Deus. Confiar que nossos traumas serão curados é algo que temos que fazer diante dessa fé, mas ter consciência de quais sao esses traumas facilita muito e é pra isso que serve a Constelaçao, pra você conseguir identificar o problema mais facil. Isso não te impede em nada de ter fé, de orar, de ser grato.
E não há como negar que todos nós trazemos a história de nossa família dentro de nós, faz parte do que vivemos 24h por dia.
Até mesmo na bíblia consta a importância das nossas atitudes para as próximas gerações.
Não há espiritismo envolvido. Já participei e já estudei a respeito.
Nem tudo que é novo e que não está totalmente esclarecido é ruim. Ruim é não querer enxergar a luz, com medo de abrir os olhos.
Recentes