Psicogrupos manipulativos e o risco para a saúde humana


A Miviludes ( Orgão do Governo Francês) tem publicado a este respeito uma lista de certas práticas "baseadas em charlatanismo" que podem ser consideradas como grupos de risco para a saúde.

Entre os quais estão:
  • -Constelações familiares.
  • -Medicina Quântica
  • -Descodificação Biológica.
  • - Medicina Energética
  • -Sofrología.-
  • -Programação Neurolinguística (PNL).
  • -Nova Medicina Germânica.



Psicogrupos manipulativos e o risco para a saúde humana
Psicogrupos de manipulação e o risco para a saúde humana


A "Terapia" denominada de Descodificação Biológica cujo precursor é o enfermeiro francês Chirstian Flécher - que não é terapeuta, é baseada na seguinte premissa:


"As doenças são uma tentativa de auto-cura.Una reação biológica de sobrevivência contra um evento emocionalmente incontrolável."



Em conclusão.:


"Qualquer órgão danificado corresponderia a um sentimento preciso e iria manter relação direta com as emoções e os pensamentos".De acordo com as teorias de C.Flécher, qualquer doença teria uma origem muito específica, que tem sido chamada de Bioshock. A mesma é promovida por vários sintomas que desencadeiam e provocam a própria doença.




Isto significaria, sempre,conforme suas teorias:




"Que as emoções experimentadas,vividas em um instante, sempre estão relacionadas diretamente com a nossa história de vida intra-uterina ou fatores transgeracionais. É o que ele chama de "psychogenealogy" ( Psicogenealogia) .Aqui é quando começamos a vislumbrar que estas "técnicas" são também a base das chamadas "Constelações Familiares", promovida por Bert Hellinger. De acordo com ambas as teorias: A harmonia familiar é quebrada por eventos traumáticos que são incorporados em uma espécie de inconsciente coletivo famíliar e afetam seus membros, mesmo quando são transcorridas várias gerações .



Em atendimento às vítimas de grupos de risco para a saúde mental, a RedUNE  encontrou vários relatos em que os mesmos,nos informam a indução a falsas memórias relacionadas com o abuso sexual, ocorrido na infância, procedimentos autoritários e violentos, etc. Os quais , posteriormente, foram comprovados que não eram reais.


Devemos alertar sobre as "terapias" que de forma reiterada são centradas na afirmação que o desencadeante de todos os nossos problemas têm uma "tóxica origem familiar " E para isso eles perseguem muito sutilmente com a finalidade de dissociarmos de nossos relacionamentos afetivos e familiares.Nesta primeira etapa, é quando o alarme deve chamar a nossa atenção para uma possível manipulação psicológica.



São diversas denominações , mas a mesma pseudoterapia.




Para C.Fléche é a Descodificação Biológica Original (DBO),para outros como o espanhol Enric Corbera psicólogo-que não é médico ', a patenteou somente com o nome de Biodescodificação. E   através do denominado Instituto Espanhol de Biodescodificação com apoio da Associação Espanhola de Biodescodificação, ele ensina e acredita 'nesses estudos' 


Esta formação informal, nem cientificamente credenciada na Espanha ou em alguma parte na Europa, pretende com a inibição total dos Colégios Profissionais de Psicologia , e o que é muito mais grave, das administrações sanitárias, "atender visitas terapêuticas" em toda a Espanha.Seria como fazer "vista grossa" para oficinas de mecânica de automóveis , administradas por um não-profissional  e não credenciada pelos órgãos competentes de segurança .

Quem irá proteger e amparar, os potenciais utilizadores destes centros de Bio decodificação e de seus "terapeutas"?. 

A RedUNE insiste em regular a especialidade da psicoterapia, como uma especialidade de pós-graduação reservada exclusivamente para psicólogos e psiquiatras com formação suficientemente reconhecida .





Sigamos Bio-Descodificando esta "terapia".




A mesma se apoia na teoria "demonstrada" que as doenças não existem como tal, mas se trata de programas supostamente biológicos, carregados de significado. A doença é um programa biológico de sobrevivência para suprimir o estresse fruto dos conflitos que afetam todas as coisas vivas.A única coisa que faltam eles afirmarem seria : "Que se não houvesse conflitos humanos, a doença não existiria " A Biodescodificação, dizem que é a arte de acompanhar a pessoa a encontrar a emoção escondida, essencial (o ressentir) associada com o sintoma que há (a doença) para sua descodificação e, assim, promover favorecendo a cura, mediante a liberação da emoção que está no inconsciente,superando e transformando a mesma 



A "árvore genealógica", na qual se inspira a Biodescodificação estão os seguintes personagens :

Anne Schutzenberger, Marc Frechet, Groddeck, Hamer, Solomón Sellany, Claude Sabbah, entre outros. Se formos brevemente falar sobre as ideias patrocinadas por alguns deles, deparamos com a imagem , o método e, especialmente, a definição real que se baseia a "terapia" em uma questão muito próxima ao charlatanismo da Saúde.

Anne Schutzenberg argumenta que os traumas de gerações anteriores podem ser herdados sem contato direto.Somos repetitivos a experiências vividas por nossos antepassados.



A "certeza" de que podemos desenvolver uma doença na mesma idade de nossos antepassados., equando alguma coisa está mais o menos demonstrada cientificamente na área da oncologia , isto é uma questão genética .Incluso chego a dizer com a "convicção plena" que padecimentos parecidos .simplesmente são condições específicas de nossa "árvore genealógica".





Isto tem um monte de esoterismo e superstição, embora apresentado como Psicologia transgeracional.




Claude Sabbah, médico acumula várias queixas e desqualificações por seu proceder profissional. Se apresenta como o criador da teoria da "Biologia total dos seres vivos".

Nas diversas conferências que dá em Decodificação Biológica descaradamente ele afirma que "esta nova terapia" cura doenças como o câncer, paralisia, AIDS, esclerose múltipla, até a leucemia.

Não tem pudor quando diz que este método pode ser eficaz "mesmo por telefone ou por transmissão de pensamentos." É um dos muitos que segue a trilha daqueles que conspiram contra a indústria farmacêutica, mas mantém a ideia do não abandonar seus "tratamentos em curso ".

Grande manipulador de estatísticas para convencer a população que tratamentos médicos não são eficazes e que a ciência é "algo desatualizado".



Ryke Geerd Hamer, um médico alemão que, depois de sofrer a perda acidental de um filho e sofrer depois de um câncer testicular, desenvolveu uma teoria complicada que é baseada em leis ou princípios de interação corpo e mente e que mescla conhecimentos de fisiologia com especulações delirantes, e que são na realidade,  a única verdade de saúde e doença. A aplicação desses conceitos levou à morte de várias pessoas que abandonaram os tratamentos de câncer convencionais.



Hoje Hamer é um fugitivo da justiça, e de um site na Internet defende com fervor paranóico a autenticidade e validade do que ele patenteia como sua Medicine New Germana.( Nova Medicina Germânica)


É curioso como Hamer fustiga como Plagiadores a outros iluminados que seguem e compartilham seus delírios, incluindo a Decodificação Biológica. Isso, no entanto, não impede que ENRIC CORBERA promotor da Biodescodificação reconhecê-lo entre suas principais fontes de "doutrina terapêutica".Lembre-se que Hamer, depois de inúmeras queixas foi solicitado pela justiça da Noruega e extraditado da Espanha em 2007. Hamer na sua irracionalidade sustenta que há uma conspiração sionista genocida que querem silenciá-lo. Segundo ele, os sionistas são curados com a Nova Medicina, e impedem os não-judeus de usá-la, no que ele chama de "o crime mais repulsivo na história da humanidade".



NOTA DO BLOG AR NEWS SOBRE  O FALECIMENTO DE HAMER EM 02 DE JULHO DE 2017 : 

Ryke Geerd Hamer (17 de maio de 1935 em Mettmann , Alemanha - ( Falecimento: 2 de julho de 2017, Sandefjord, Noruega ), um médico alemão , foi o criador da Nova Medicina Germânica , um sistema de pseudo-medicina que Pretende curar o câncer. A Swiss Cancer League descreveu a abordagem de Hamer como "perigosa", especialmente porque acalma os pacientes em uma falsa sensação de segurança, de modo que são privados de outros tratamentos efetivos ". 

Hamer possuía uma licença para praticar medicina de 1963 até 1986, quando foi revogada por negligência . O sistema de Hamer chamou a atenção pública em 1995, quando os pais de uma criança que sofria de câncer se recusaram a tratamento médico em favor dos métodos de Hamer. Hamer foi acusado de negligência e condenado em vários países europeus.

Hamer afirmou que seu método é uma alternativa "germânica" para a medicina clínica convencional, que ele afirmou ser parte de uma conspiração judia para dizimar não-judeus.




Com a Biodescodificação se visa, entre outros objetivos: 

"Chegar a emoção oculta não expressa em razão da religião, cultura, etc. Ao que Chamamos de ressentir , de modo que a pessoa possa fazê-la consciente e assim seja capaz de expressar verbalmente e comece o seu processo de cura.Teorias à parte, todos esses confrontos se chocam frontalmente com o quadro metodológico pseudo espiritual e fundamentalista no campo da denominada filosofia da "Nova Era".


Simplesmente basta verificar a mensagem "decodificadora" de ENRIC CORBERA, quando focaliza o Karma e a grande influência que as ações e comportamentos dos nossos antepassados estão em nossa maneira de lidar com a vida. Utiliza "terapias", por outro lado da falsa espiritualidade com referências a citações bíblicas desde o livro, pedra angular da Biodescodificação , "Um Curso de Milagres" de Helen Schuman.



Aliás, este livro é especificamente um curso de doutrinação pura, através do qual vão mudando a pessoa de todo sistema de pensamento por outro ,por meio de um habilidoso método de representação, em que a terminologia cristã é usada, mas com um conteúdo totalmente diferente. A única coincidência entre o Curso e o Cristianismo é puramente lexical ou terminológico, como reconhecem seus próprios promotores. Incluindo ENRIC CORBERA.

Como se costuma dizer : Para que escolher a cópia se o original é muito mais claro Também é importante relatar que a.Decodificação Biológica também se concentra em inúmeras "teorias" de gestão inteligente das emoções, no universo e no pensamento quântico, hipnose regressiva, programação neurolingustica (PNL), sofrología ...



É evidente que as conferências de ENRIC CORBERA não estão bem elaboradas e especialmente nada estruturada. De acordo com comentários de pessoas que nelas estiveram presentes ..... " Ele só tem a mania geralmente de fugir do assunto e de não se concentrar sobre as questões. Ele fala muito sobre si mesmo. Tomando elementos da psicologia, física, Nova Era e da nova medicina, etc.; misturando de forma pouco ortodoxa, tendenciosa e arbitrária. Comunica sem pudor , detalhes de pacientes no que é na verdade um atentado contra o código de ética".




A irracionalidade da "Decodificação Biológica das Doenças" chega a um ponto de não retorno, quando oferece os seguintes exemplos como diagnóstico:




* A intolerância ao glúten tem um relacionamento com os problemas decorrentes do comportamento do pai com seus filhos. Quer por abuso ou ausência, entre outras questões.

* A intolerância a Lactose , sua origem está relacionada com problemas de comportamento com a nossa mãe.

* A tendinite do ombro, pode resultar da culpa de nossos erros com o nosso parceiro.

* O câncer de estômago na verdade vem de um desengano amoroso mal resolvido.


* Por exemplo uma experiência vivida em uma queda de moto , pode levar o cérebro a gerar um evento como de uma perda financeira, em que o ressentir será também essa impressão de cair e isso vai acontecer em uma data matematicamente precisa que coincidirá com a data do evento primário.




De acordo com os " Terapeutas Descodificadores " na natureza tudo é cíclico (até aqui não há nada de novo , neste momento da história humana ...), o dia e a noite, as estações, frio e calor, etc. Mas de acordo com eles, para trabalhar com as origens de "nossas programações" podemos liberar isso que está por trás. É como "trabalhar com a fonte" ?. De acordo com estas abordagens, a Biodescodificação mais se parece como um "Mestre em Clarividência" em vez de um curso cientificamente desenvolvido e comprovado por evidências.



É claro que, com uma total falta de responsabilidade de nossas instituições, e com a brecha regulamentar atual na Espanha, a única coisa que resta a fazer , por hoje é:


Por um lado, avançar em conjunto com os colégios profissionais de Medicina, Enfermagem e Psicologia na regulação prática da psicoterapia profissional, bem como a regulação de "novas técnicas sanitárias." Por outro lado é seguir sinalizando com o "dedo preventivo" toda esta constelação de curandeiros e terapeutas sem nenhuma acreditação oficial.



O excelente relato indicado na França pela Comissão Interministerial de aberrações sectárias (Miviludes), as pseudo-terapias se apoiam com o uso de métodos "psicologizantes" que repousam sobre três postulados:

  • Culpabilizar o paciente pelo o desenvolvimento da doença ou do desconforto,
  •  o medo da doença,
  •  e a alegação de um bem-estar em uma sociedade individualista e materialista.


A Miviludes tem publicado a este respeito uma lista de certas práticas "baseadas em charlatanismo" que podem ser consideradas como grupos de risco para a saúde.

Entre os quais estão:




-Constelações familiares.

-Medicina Quântica

.-Descodificação Biológica.

- Medicina Energética

.-Sofrología.-

-Programação Neurolinguística (PNL).

-Nova Medicina Germânica.




Como podemos ver claramente, essas práticas são totalmente relacionadas com a Terapia da Biodescodificação. 



A instituição governamental francesa MIVILUDES, não recomenda o uso de nenhuma delas , e também as identificam como PSICOGRUPOS DE MANIPULAÇÃO .




A RedUne recentemente teve uma comunicação direta com um grupo médico de Cuba, e por eles somos conhecedores -, de que a Universidade de Medicina de Havana patrocinou um curso sobre a nova doutrina da Nova Era (Bio decodificação). O que demonstra segundo a opinião deles , que nem eles, como também outras universidades latino-americanas estão imunes a estes delírios pseudo científicos . 

Reproduzo aqui suas próprias palavras: 

"Queremos continuar defendendo o prestígio merecido da nossa medicina e especialmente a saúde da nossa população. É imperativo estabelecer e ter uma clara avaliação e aprovação de qualquer terapia, incluindo aquelas agrupadas sob a categoria de Medicina Natural e Tradicional.




Por outro lado ,- A ENFERMAGEM SEM PSEUDOCIÊNCIAS - em sua página faz críticas contra a prática de pesudociências no setor da saúde. Em seu próprio perfil no Facebook, vários profissionais da enfermagem da Espanha têm criticado e classificado como UMA ABERRAÇÃO, as palestras e cursos ministrados da denominada BIODESCODIFICAÇÃO ,no Colégio profissional de Enfermagem de Barcelona.


A rede RedUne observa que parece perigoso não só para a saúde física e mental das pessoas, certas correntes da falsa medicina complementar, e ainda muito pior são os flertes com ideologias fundamentalistas, por parte de algumas das terapias em que se baseia a Bio decodificação.Por isso, é necessário articular uma aliança entre os partidários de um pluralismo terapêutico, porém livre de influências doutrinárias de "nova religiosidade" mascarada em "nova era".




A RedUne defende o Estado de Bem-estar e as políticas de saúde , contra todos aqueles que querem fazer da saúde uma simples questão de espiritualidade ou uma mercadoria como qualquer outra.





Nota de esclarecimentos sobre "Bioneuroemoção " 




24 de fevereiro de 2014

La Junta de Gobierno

© Colegio Oficial de Psicólogos de Cataluña (COPC)

C / Rocafort, 129-08015 Barcelona



Como resultado da preocupação crescente de que várias faculdades têm transmitido a esta instituição e por receber várias queixas de cidadãos relativas tanto ào suposto modelo explicativo da doença denominado de " bioneuroemoção" e sua realização na prática através de procedimentos incluídos sob o nome de "biodescodificação" em termos de desempenho e / ou por meios de cursos sob o nome de "curso em milagres" (por exemplo), o Colégio Oficial de Psicólogos da Catalunha- cumprindo com seus deveres sociais nos termos da Lei e seus estatutos-vê a necessidade de tornar pública a sua posição e que não considera neste momento, este modelo e práticas derivadas possuírem o aval e a garantia suficiente para ser definido como eles são colocados em padrões científicos e de qualidade própria como prática psicológica e, portanto, não pode ser enquadrado nos regulamentos previstos na Lex Artis própria da profissão ou no ofício de Psicólogo.


A este respeito, o fato de que alguns dos apoiantes deste modelo e práticas derivadas, façam parte da COPC, eles não devem ter a suposição de contar com o apoio ou endosso desta instituição, colocando a sua prática, portanto, a margem das reconhecidas como próprias por esta associação profissional. É por isso que esta corporação torna pública a sua decisão de reservar as ações legais e estatutárias que em virtude de suas competências e funções colegiais se reconhecem em defesa da profissão , de seus membros e usuários.


La Junta de Gobierno

© Colegio Oficial de Psicólogos de Cataluña (COPC)

C / Rocafort, 129-08015 Barcelona



EDITADO E TRADUZIDO
SE COPIAR É OBRIGATÓRIO CITAR O LINK DO BLOG AR NEWS


FONTES CONSULTADAS PELO BLOG AR NEWS:

REDUNE - Ajuda e assessoria sobre grupos de manipulação psicológica: Cultos,seitas,  grupos de risco para a saúde ...  
https//www.facebook.com/redune.prevencionsectaria

Colegio Oficial de Psicólogos de Cataluñahttps://www.copc.cat/


MILIVUDES - orgão interministerial do governo Francês que observa e analisa o fenômeno do culto, coordena a ação preventiva e repressiva  contra o sectarismo, e informa o público sobre os riscos e perigos aos quais está exposto.  http://www.derives-sectes.gouv.fr/

Comentários