Stalking : Como se proteger e denunciar a Perseguição obsessiva



Centro Nacional de Vítimas do Crime





Você pode ser perseguido por alguém que conhece casualmente, um estranho, ou um amigo ou namorado (a) do passado ou atual. Receber mensagens e presentes em sua casa, no seu armário ou em outros lugares pode parecer doce e inofensivo para outras pessoas, mas se você não quer os presentes, telefonemas, mensagens,postagens, cartas ou e-mails, a sua impressão não será doce ou inofensiva. Pode ser assustadora e frustrante.


Às vezes as pessoas perseguem seus namorados ou namoradas enquanto estão namorando. Eles verificam sobre eles, escrevem ou ligam o tempo todo e esperam respostas instantâneas. Seguem e geralmente os acompanham mesmo quando não fizeram planos de estar juntos. Esses comportamentos de perseguição podem fazer parte de um relacionamento abusivo. Se isso está acontecendo com você ou com alguém que você conhece, há pessoas com quem você pode conversar.


O Stalking é um crime e pode ser perigoso. A definição legal de perseguição e eventual punição deve ser avaliada por um profissional . Entre em contato com um advogado ou com sua polícia local para aprender sobre leis de perseguição e seus direitos .Se você é perseguido, não é culpa sua. As pessoas que usam ações de controle, assediante ou ameaçadora são responsáveis ​​pelo seu próprio comportamento.

Stalking: a perseguição obsessiva que vai muito além das redes



Stalking (também conhecido por perseguição persistente) é um termo inglês que designa uma forma de violência na qual o sujeito ativo invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios diversos, tais como : ligações telefônicas, envio de mensagens pelo SMS ou por correio eletrônico, publicação de fatos ou boatos em sites da Internet  -facebook,twitter,instagram etc(cyberstalking)  etc remessa de presentes, espera de sua passagem nos lugares que frequenta, etc. roubando coisas que lhe pertencem ou qualquer outra ação para entrar em contato, assediar, rastrear ou assustar você. - resultando dano à sua integridade psicológica e emocional, restrição à sua liberdade de locomoção ou lesão à sua reputação. Os motivos dessa prática são os mais variados: erotomania ( o delírio de ser amado), comportamento dissocial,psicoses,violência doméstica, inveja, vingança, ódio ou simples "brincadeira".



 Stalking :como denunciar e se defender legalmente 



Muitos perseguidores online ou offline são motivados por um desejo psicopático ou psicótico de ter controle sobre suas vítimas e exibir comportamentos obsessivos para atingir esse objetivo. Os perseguidores psicopáticos sofrem de uma falha de personalidade, mas são conscientes do caráter problemático de seu comportamento. Os perseguidores psicóticos, pelo contrário, não são conscientes do seu comportamento. Eles sofrem de uma desordem psicológica e imagem de que as vítimas são seus parceiros [Kienlen ao 1997; Skoler 1998; Mullen ao 1999; Kamphuis / Emmelkamp 2000]. Com o pretexto de: "Ela (e) me ama, só que ela(e) ainda não me conhece".





Qual a conduta a ser adotada?


Pense em maneiras de você se sentir mais seguro.


Isso significa pensar sobre o que fazer, onde procurar ajuda e para quem ligar com antecedência.
Onde você pode pedir ajuda?
Quem você pode chamar?
Quem irá ajudá-lo?
Como você escapará de uma situação violenta?


Aqui estão outras coisas que você pode fazer:


Deixe os amigos ou familiares saberem quando você está sendo perseguido ou precisa de ajuda.
Descubra os seus direitos legais de proteção contra perseguição.
Quando você sair, conte a alguém para onde você vai e quando você voltará.
Em caso de emergência, ligue para o 190 ou o departamento da polícia local.
Mantenha um telefone celular à mão.
Guarde notas, cartas ou outros itens que são enviados para você e mantenha um registro de todos os outros contatos da pessoa que está perseguindo você. Isso inclui mensagens de texto, e-mails ou mensagens de voz. Tire fotografias dos textos e imprima todos os e-mails que receber no caso de serem excluídos. Esses itens serão muito úteis para a polícia.


Editado e Traduzido
Se copiar é obrigatório citar o link do Blog AR NEWS

Fontes: 
http://victimsofcrime.org/help-for-crime-victims/get-help-bulletins-for-crime-victims/bulletins-for-teens/stalking

http://www.sociosite.org/cyberstalking_en.php


Sites interessantes para consulta  :


Como usar a Internet de forma segura e saudável. http://www.safernet.org.br/site/sites/default/files/cartilha-site.pdf 


Tel :190

Comentários

Recentes