{ads}

Água, Saneamento e Higiene para o controle sustentável de Doenças Tropicais Negligenciadas

Leia outros artigos :



Doenças Tropicais Negligenciadas (ISNTD)
Doenças Tropicais Negligenciadas (ISNTD)



A Sociedade Internacional para Doenças Tropicais Negligenciadas (ISNTD) organizou em 2016 uma reunião explorando aspectos da Água, Saneamento e Higiene no controle das DTNs


As doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são um grupo diversificado de doenças transmissíveis que prevalecem em condições tropicais e subtropicais em 149 países - afetam mais de um bilhão de pessoas e custam às economias em desenvolvimento bilhões de dólares todos os anos. As populações que vivem na pobreza, sem saneamento adequado e em contato próximo com vetores infecciosos e animais domésticos e gado são as mais afetadas.


Doenças Tropicais Negligenciadas


As DTNs é um termo dado a um grupo diverso de 17 doenças infecciosas ( Úlcera de Buruli,Doença de Chagas,Dengue e Chikungunya,Dracunculíase (doença do verme da Guiné),Equinococose,Trematodiases transmitidas por alimentos,Tripanossomíase humana africana (doença do sono),Leishmaniose,Hanseníase ,Filariose Linfática,Micetoma, cromoblastomicose e outras micoses profundas ,Oncocercose (cegueira dos rios),Raiva,Sarna e outros ectoparasitas ,Esquistossomose,Helmintíases transmitidas pelo solo,Envenenamento por picada de cobra,Taenia / Cisticercose,Tracoma,Yaws (treponematoses endêmicas)

As Doenças tropicais negligenciadas são altamente prevalentes em países tropicais e subtropicais, que prosperam em áreas de pobreza com pouco ou nenhum acesso a saneamento e infra-estrutura de água limpa, causam grandes danos à saúde pública e à saúde social. desenvolvimento econômico e ainda assim recebem pouca atenção global. Juntos, elas infectam mais de 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo e a maioria é causada por infecções por protozoários ou helmintos. São as doenças das pessoas negligenciadas dos países de baixa renda e das comunidades pobres que vivem nos países mais ricos


O controle efetivo pode ser alcançado quando abordagens de saúde pública selecionadas são combinadas e entregues localmente. As intervenções são guiadas pela epidemiologia local e pela disponibilidade de medidas apropriadas para detectar, prevenir e controlar doenças. A implementação de medidas apropriadas com alta cobertura contribuirá para alcançar as metas do Roteiro de DTNs da OMS sobre doenças tropicais negligenciadas, resultando na eliminação de muitos e na erradicação de pelo menos dois até 2020.


.A Água o Saneamento e a Higiene desempenham um papel crucial na sustentabilidade do controle e eliminação das DTNs. 


Em primeiro lugar através da prevenção de transmissão por;



  • maior disponibilidade de saneamento para reduzir a contaminação do meio ambiente,
  • fornecimento de água potável segura para beber e preparar alimentos,
  • permitindo boas práticas de higiene, como lavar as mãos com sabão,
  • melhorar a gestão de recursos hídricos e a gestão de resíduos para controlar vetores de doenças e reduzir o contato com águas superficiais inseguras e contaminadas.


Em segundo lugar, através do cuidado de indivíduos infectados;



  • fornecendo água limpa para tratamento e cuidados de pessoas infectadas, tanto em casa como em instalações de saúde
  • Fornecendo serviços acessíveis de Água, Saneamento e Higiene para indivíduos vivendo com deficiência e / ou estigmatização, muitas vezes associados a DTNs .


Em maio de 2013, a 66ª Assembléia Mundial da Saúde resolveu intensificar e integrar medidas contra doenças tropicais negligenciadas e planejar investimentos para melhorar a saúde e o bem-estar social das populações afetadas. A OMS está trabalhando com os Estados Membros para garantir a implementação da resolução WHA66.12 .

Em 2016, a 69ª Assembleia aprovou a resolução WHA69.21 sobre como lidar com o ônus do micetoma e solicitou à OMS, por meio da Assessoria Estratégica e Técnica para Doenças Tropicais Negligenciadas, “definir um processo sistemático e tecnicamente orientado para avaliação e possível inclusão de outras doenças. entre as 'doenças tropicais negligenciadas' ”.

Assim, em 2017 a 10ª reunião do Grupo Consultivo Estratégico e Técnico para Doenças Tropicais Negligenciadas recebeu propostas para a adição de doenças e, de acordo com os procedimentos exigidos, cromoblastomicose e outras micoses profundas , sarna e outros ectoparasitas e envenenamento picada de cobra foram adicionados as NTDs

Fonte:OMS

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.