Doença da mão, pé e boca - Síndrome viral-sinais,sintomas,tratamento,prevenção e complicações

Doença da mão, pé e boca - Síndrome viral-sinais,sintomas,tratamento,prevenção e complicações

Hand, Foot, and Mouth Disease (HFMD)


Doença da mão, pé e boca - Hand, Foot, and Mouth Disease (HFMD)


A doença da mão, pé e boca é uma doença viral comum que geralmente afeta bebês e crianças menores de 5 anos de idade. No entanto, às vezes pode ocorrer em crianças mais velhas e adultos. Os sintomas típicos da doença da mão, pé e boca incluem febre, feridas na boca e uma erupção cutânea.


Sinais e Sintomas


A doença da mão, pé e boca é uma doença viral comum que geralmente afeta bebês e crianças menores de 5 anos de idade. No entanto, às vezes pode ocorrer em crianças mais velhas e adultos. Geralmente começa com
Uma febre
Apetite reduzido
Dor de garganta
Uma sensação de indisposição (mal-estar)

Um ou dois dias após o início da febre, feridas dolorosas podem se desenvolver na boca (herpangina). Elas geralmente começam como pequenas manchas vermelhas, muitas vezes na parte de trás da boca, que podem se tornar dolorosas.

Uma erupção cutânea nas palmas das mãos e solas dos pés também pode se desenvolver durante um ou dois dias, como manchas vermelhas e planas, às vezes com bolhas. Pode também aparecer nos joelhos, cotovelos, nádegas ou área genital.

Algumas pessoas, especialmente crianças pequenas, podem ficar desidratadas se não forem capazes de engolir líquidos suficientes devido a dolorosas feridas na boca. Você deve procurar atendimento médico nesses casos.

Nem todo mundo vai ter todos esses sintomas. Algumas pessoas, especialmente adultos, podem ser infectadas e não apresentam sintomas, mas ainda podem transmitir o vírus para outras pessoas.

A maioria das pessoas que contraem a doença terá doença leve ou nenhum sintoma. Mas uma pequena proporção de casos pode ser mais grave.


As complicações de saúde da doença da mão, pé e boca não são comuns.


A meningite viral ou "asséptica" pode ocorrer com a doença da mão, pé e boca, mas é rara. Causa febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço ou dor nas costas e pode exigir que a pessoa infectada seja hospitalizada por alguns dias.
Encefalite (inflamação do cérebro) ou paralisia semelhante à da polio pode ocorrer, mas isso é ainda mais raro.
Lesões na unha foram relatadas, ocorrendo principalmente em crianças dentro de algumas semanas após ter a doença da mão, pé e boca . Neste momento, não sabemos se a perda da unha foi um resultado da doença nos casos relatados. No entanto, nos relatos revisados, a perda da unha foi temporária, e a unha cresceu novamente sem tratamento médico.


Prevenção e Tratamento


Prevenção

Atualmente, não há vacina nos Estados Unidos para proteger contra os vírus que causam doenças nas mãos, pés e boca. Mas os pesquisadores estão trabalhando para desenvolver vacinas para ajudar a prevenir a doença de mãos, pés e boca no futuro.

Você pode diminuir o risco de ser infectado fazendo o seguinte:
Lave as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro. 
Limpar e desinfetar superfícies tocadas com freqüência e itens sujos, incluindo brinquedos
Evite contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou xícaras com pessoas com problemas de mãos, pés e boca

Tratamento

Não há tratamento específico para a doença da mão, pé e boca. No entanto, você pode fazer algumas coisas para aliviar os sintomas:
Tome medicamentos de venda livre para aliviar a dor e a febre (Cuidado: A aspirina não deve ser administrada em crianças).
Use bochechos ou sprays que entorpecem a dor na boca

Se uma pessoa tem feridas na boca, pode ser doloroso para ela engolir. No entanto, é importante que as pessoas com doenças da mão, pés e boca bebam líquidos suficientes para evitar a desidratação (perda de fluidos corporais). Se uma pessoa não pode engolir líquidos suficientes para evitar a desidratação, elas podem precisar recebê-los através da via( IV) em sua veia.

Se você está preocupado com seus sintomas, entre em contato com seu médico.

Editado e traduzido

FONTE:CDC





Comentários

Recentes