Um surto de sarampo está afetando os estados do Amazonas e Roraima

Surto de Sarampo - Áreas afetadas no Brasil

Surto de Sarampo - Áreas afetadas no Brasil



Um surto de sarampo está em andamento nos estados do Amazonas e Roraima. 


O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso que se espalha de pessoa para pessoa através de gotículas infectadas. Surtos frequentemente ocorrem em populações sub-vacinadas. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse e erupção cutânea característica. A doença pode resultar em complicações sérias, particularmente quando crianças muito jovens, idosos ou mulheres grávidas são infectadas. Todos os viajantes devem garantir que estão totalmente imunizados contra o sarampo.

Conselho
Faça o seguinte:
  • Assegure-se de que você é imune ao sarampo antes de viajar. Vacine-se se você não teve sarampo no passado ou se você não tomou duas doses de vacina contra sarampo.
  • Mantenha crianças pequenas e outras pessoas que não são imunes ao sarampo longe das áreas de surto.
  • Se você não tiver certeza sobre sua imunidade e pode ter sido exposto, ou se você desenvolver sintomas, procure atendimento médico. Ligue antes de visitar pessoalmente, para que os funcionários possam proteger a si mesmos e a outros pacientes desse vírus muito contagioso.

Mais detalhes

Mais de 300 casos suspeitos foram relatados no surto em andamento, dos quais mais de 45 foram confirmados. Pelo menos duas mortes foram registradas. Os municípios afetados incluem Anori, Humaitá, Manaus e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; Boa Vista e Pacaraima em Roraima. Ambos os estados compartilham a fronteira com a Venezuela, onde um surto de sarampo está em andamento desde junho de 2017.

O Ministério da Saúde implementou uma campanha de vacinação e fortaleceu as medidas de vigilância e controle de surtos.

Comentários

Recentes